BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
10 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Gestão Financeira?

Antes mesmo de se matricular e começar os estudos no curso de gestão financeira é interessante saber o que faz um profissional formado. Afinal, assim, você saberá o que estará te esperando após os dois anos de estudo. Além disso, quando você conhece um pouco mais sobre as opções de atuação, pode conferir quais delas pretende seguir. Dessa maneira, é possível desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários já durante a graduação e se destacar entre os demais profissionais da área. (Confira mais também sobre o curso de gestão comercial)

Sendo assim, confira esse texto até o final e fique mais bem informado sobre o que faz um profissional formado em gestão financeira. E, antes mesmo de se aprofundar no tema, vamos esclarecer uma dúvida sobre a graduação.

Quanto tempo dura o curso de gestão financeira?

Algumas pessoas se questionam sobre quanto tempo dura o curso de gestão financeira EAD. Sendo assim, podemos dizer que essa graduação dura em média dois anos. O tempo de estudo é menor do que nos cursos de licenciatura e bacharelado, esses contam com quatro anos em média. Por isso, há quem fique confuso e ache que esse não é um curso de nível superior. Porém, os cursos de tecnologia, incluindo o de gestão financeira, são sim graduações, ou seja, cursos de nível superior.

Sendo assim, o tempo de duração dos cursos de tecnologia só é menor, porque essa é uma formação mais focada na prática, no dia a dia de trabalho e no que o mercado espera dos profissionais. Dessa forma, é possível se formar na área mais cedo e ficar pronto para enfrentar os desafios da profissão. Ou seja, essa pode ser uma boa opção para você e o seu futuro.

Áreas de atuação de um profissional formado em gestão financeira

Se você está curioso para saber o que se faz na área de gestão financeira, veio ao lugar certo! Afinal, quem se forma no curso de tecnologia em gestão financeira tem entre as suas habilidades o planejamento financeiro de uma empresa ou instituição. Desta forma, compete ao tecnólogo em gestão financeira a organização, captação e aplicação de recursos, otimizando investimentos. Além disso, após a conclusão do curso, o profissional também está habilitado a efetuar a análise de crédito e demonstrativos contábeis, auxiliando a tomada de decisões da empresa. (Saiba mais sobre a área de gestão financeira)

Então, o profissional formado em um curso de gestão financeira EAD pode atuar em indústrias, comércios, prestadoras de serviço, agências financeiras, consultorias, empresas públicas ou privadas de porte pequeno, médio ou grande. Afinal, com o diploma em gestão financeira, o profissional será capaz de utilizar técnicas, métodos, tecnologias e conceitos financeiros para realizar análise de demonstrações contábeis, otimização de investimentos, gerenciamento e controle do orçamento e dos custos para apoiar a tomada de decisão nas organizações.

Depois de formado poderá exercer as funções de Assistente Financeiro, Orçamentista, Controller, Analista Financeiro, Analista de Crédito, Analista de Investimentos, Analista de Mercado Financeiro, Analista de Recursos Financeiros, Gerente de Contas, Gerente de Finanças, Supervisor de Operações Financeiras e Consultor Financeiro. (Confira o que se estuda na graduação da área)

Mercado de trabalho na área de gestão financeira

Como esse profissional é considerado um elemento fundamental em qualquer empresa, o tecnólogo em gestão financeira tem lugar garantido no mercado de trabalho. Sendo assim, sempre há boas oportunidades aguardando profissionais qualificados. Afinal, como já vimos anteriormente, o leque de atuação desses profissionais é bastante amplo e tem aumentado a cada ano.

Então, se essa era uma das suas preocupações, pode ficar tranquilo e apostar em uma graduação em gestão financeira. E por falar no assunto, vamos te dar algumas dicas logo a seguir sobre como escolher uma instituição de qualidade para se matricular. Confira abaixo!

Como escolher uma instituição de qualidade?

O primeiro ponto para observar quando você estiver procurando por uma instituição de ensino para iniciar o curso de gestão financeira, é se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito quando você for procurar por uma vaga na área, ou ainda, quando for fazer uma especialização. Sendo assim, você pode conferir essa informação de forma rápida, basta acessar o site do MEC e pesquisar pelo nome da instituição que você tem interesse.

O segundo passo é conferir a grade curricular, ou seja, as matérias e assuntos que serão ensinados durante o curso. Assim como, a listagem de professores responsáveis pelas disciplinas. Você também pode conferir a opinião de alunos e ex-alunos dessa faculdade. Normalmente, as instituições mantém uma página de depoimentos, mas, caso você não encontre há outra alternativa. Você também pode conferir a opinião dessas pessoas, visitando as redes sociais da instituição. Assim é possível conferir também, como a faculdade lida com os possíveis problemas.

Vantagens e metodologia do EAD Premium Unifacvest

No EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com a metodologia a distância, não temos barreiras geográfica, dessa forma, selecionamos os melhores profissionais de todo o país e oferecemos os cursos para alunos de todos os estados.

Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Além disso, nossas provas não possuem caráter punitivo, mas sim educativo. A nossa intenção é que o estudante aprenda ainda mais enquanto realiza a sua prova. Sendo assim, ele tem total liberdade para consultar o material enquanto realiza o teste, seja em casa pelo AVA ou no polo presencialmente. Afinal, cada vez que ele precisa consultar o livro para responder uma questão, ele estará revisando o conteúdo e frisando o aprendizado em sua mente. Ou seja, a prova é uma continuação do curso e dos estudos.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!