17 de junho de 2021

O que se estuda em Segurança Pública?

Está interessado em fazer o curso de Segurança Pública, mas ainda tem alguma dúvida sobre que vai aprender no decorrer da faculdade?

Aqui você vai encontrar todas as informações que precisa sobre esse assunto e, com certeza, tomar a decisão certa para a sua carreira.

O que é Segurança Pública?

Antes de começar a falar sobre o curso, vamos te explicar o que se trata a Gestão da Segurança Pública.

Então, podemos dizer que a Gestão de Segurança Pública contempla serviços que são relacionados à proteção de bens ou de pessoas, ela é uma área essencial para que a sociedade possa conviver bem.

Portanto, a Segurança Pública tem o objetivo de realizar a proteção de espaços públicos, um direito fundamental de todos. Além disso, ela envolve a administração de conflitos, o estabelecimento de regras para garantir a segurança das pessoas, a repressão à violência e o combate ao crime.

Perfil de quem atua com Segurança Pública

Também é importante ressaltar que essa área de atuação tem diversas situações desafiadoras pela qual o profissional vai ter que passar durante a sua rotina e desenvolvimento profissional, por exemplo: Corrupção, Criminalidade, Violência e Desigualdade social. Portanto, para seguir nessa carreira, algumas características são necessárias ao profissional.

Para se sair bem nessa área de atuação, o profissional precisa ter:

• Facilidade para se comunicar,
  • Saber trabalhar bem em equipe,
  • Postura ética e responsabilidade,
  • Proatividade e iniciativa,
  • Visão estratégica e analítica,
  • Capacidade de liderança
  • Estar sempre preparado para lidar com situações inesperadas.

Por fim, podemos dizer que esse profissional deve ter em mente que precisa promover a manutenção da ordem pública.

Onde atua quem se forma no Curso de Segurança Pública

Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em órgãos públicos de segurança, sejam eles do âmbito da administração municipal, estadual ou federal, em instituições como:

• Polícia Militar
  • Secretaria de Segurança
  • Polícia Civil
  • Penitenciárias
  • Polícia Rodoviária
  • Polícia Federal
  • Ministérios, entre outras.

Também é importante destacar que as atividades do profissional de Segurança Pública variam de acordo com sua esfera de atuação. Mas, de modo geral, envolvem:

• Manutenção da segurança e ordem públicas
  • Segurança comunitária
  • Elaboração e execução de políticas preventivas
  • Combate à violência e à criminalidade
  • Gestão de instituições de Segurança Pública
  • Captação de recursos para programas de Segurança Pública

Além disso, esse profissional também pode atuar na coordenação e planejamento de segurança preventiva de eventos, bem como prestar consultoria para empresas privadas e estatais na área de segurança pública. Por fim, também é possível atuar na segurança privada, cuidando de residências ou com segurança pessoal.

O que se estuda no Curso de Segurança Pública

Então, finalmente vamos te mostrar tudo o que vai ser estudado durante o curso de Segurança Pública.

A graduação em Segurança Pública EAD tem dois anos de duração e se trata de um curso de tecnologia. Dessa forma, o aluno conclui um curso de nível superior em menos tempo e pode concorrer às melhores vagas em um concurso, por exemplo.

• Introdução às Ciências Sociais

• Consultoria em Segurança
  • Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança
  • Atividade Integradora II
  • Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo)

Ao todo, o curso tem 1840 horas de duração.

Curso de Segurança Pública EAD

Durante a  graduação a distância em Segurança Pública o aluno terá acesso a todas as disciplinas essenciais para uma formação de qualidade, com uma metodologia desenvolvida para que ele possa ter a melhor qualidade de ensino.

É importante destacar que, ao se matricular, o aluno vai receber o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. É através deste portal que ele irá assistir as videoaulas, consultar datas de provas, agendar as avaliações presenciais, solicitar documentos acadêmicos e muitos outros serviços disponibilizados pela instituição de ensino.

E por falar em prova, no curso de Segurança Pública do EAD Premium Unifacvest, elas têm um caráter educativo e não punitivo, como normalmente é feito. Isso quer dizer que durante a prova você tem a oportunidade de pesquisar mais sobre o conteúdo, de forma que revise todo o material e aprenda um pouco mais sobre aquela disciplina.

Aqui você encontra um material didático impresso e produzido pelos autores/professores especialmente para cada disciplina. As videoaulas e as provas também são elaboradas pelos mesmos autores/professores. Assim, você não tem dúvidas ao estudar os conteúdos, pois eles se complementam.

Por fim, você precisa saber que ao escolher o curso de Segurança Pública do EAD Premium Unifacvest, apenas o seu ritmo de aprendizagem é o que importa. Afinal, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer saber mais sobre o curso de Segurança Pública? Então, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead: