9 de junho de 2021

O que se estuda em Gestão Pública?

Como você já viu em uma de nossas postagens anteriores aqui do blog EAD Premium Unifacvest, o curso de Gestão Pública tem a missão ensinar aos futuros profissionais a capacidade de realizar a coordenação do funcionamento das instituições desse setor, usando é claro os recursos que tiver à disposição, além de, obviamente, da capacidade operacional, pois a todo momento será desafiado a conquistar os melhores resultados que venham a sempre beneficiar a sociedade. E deve ainda constantemente estar envolvido em questões de interesse público e social, por isso, a necessidade de conhecer claramente cada detalhe específico a esse segmento.

Aqueles que se formam em Gestão Pública EAD têm como principais atribuições planejar e gerenciar processos e serviços de organizações públicas; coordenar equipes de trabalho; promover a competitividade das instituições; elaborar e coordenar políticas públicas; controlar o orçamento; acompanhar licitações; organizar a parte logística e operacional de campanhas públicas; assessorar parlamentares; administrar e gerenciar projetos de órgãos do terceiro setor que tenham ligação com políticas públicas; entre outras.

Mas até que o diploma seja conquistado, aqueles que ainda estão na dúvida se realmente querem matricular-se no curso perguntam: o que se estuda em Gestão Pública? E é exatamente com o objetivo de responder a essa pergunta que decidimos produzir essa postagem.

Duração do curso de Gestão Pública EAD?

A Tecnologia em Gestão Pública é um curso de nível superior que, ano após ano, tem conquistado um número cada vez maior de novos alunos matriculados, em busca do diploma e, principalmente, do conhecimento. Assim poderão, ao ingressar no mercado de trabalho, planejar e desenvolver projetos, prestar assessoria ou atuar com consultoria técnica na administração direta e indireta em autarquias, agências reguladoras e estatais. Isso na esfera pública, em órgãos como Ministérios, Agências, Secretarias, e Institutos de Pesquisa ligados a áreas de Cultura, Desenvolvimento, Educação, Habitação e Saúde; nas Organizações Não-Governamentais, preferencialmente naquelas que conduzem projetos ligados a políticas públicas; e no setor privados, desde que tenham algum tipo de parceria com o governo ou os municípios.

E levando-se em conta cada um dos segmentos listados no parágrafo anterior, a maior quantidade de oportunidades (embora obviamente não sejam as únicas) se concentra em cargos como Analista de Contratos, Analista de Mercado, Analista de Orçamentos de Projetos Públicos, Analista de Políticas Públicas e Gestor de Projetos Públicos de Investimento.

Agora vamos então finalmente responder a pergunta que dá título a esse tópico, a faculdade de Gestão Pública EAD tem duração mínima de dois anos, ou 24 meses, como preferir, que são divididos num total de quatro semestres.

Aqui vai uma dica importante: Se alguma instituição vier a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo que o informado no parágrafo anterior, ou seja, desconfie e não aceite, pois esse é um descumprimento muito grave às normas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), que pode te causar problemas, já que nesse caso o diploma não terá validade.

Qual a grade curricular do curso?

Agora que você já sabe quanto tempo precisará dedicar até efetivamente tornar-se um profissional de Gestão Pública, chegou a hora de saber o que irá estudar ao longo desses pelo menos dois anos. Vamos te contar, semestre por semestre, quais são as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

1º Semestre:

• Ética, Governança e Transparência
  • Planejamento e Gestão de Obras Públicas
  • Desafios Contemporâneos e Inovação na Gestão Pública

Como ficou claro, cada uma dessas matérias que compõem o curso são indispensáveis para uma melhor compreensão a respeito do que é a profissão de Gestor Público, sendo inclusive muitas delas utilizadas durante a carreira. Com esse conhecimento, pode ter certeza, você possuirá o necessário para tornar-se um grande profissional da área e agregar muito à Gestão Pública.

Além da obrigação de ser aprovado nas provas de todas as disciplinas elencadas acima, no curso de Gestão Pública a distância do EAD Premium Unifacvest há ainda a necessidade de realizar Atividades Complementares (que já podem ser feitas a partir do 1º semestre) e Atividades Integradoras (no 2º e 4º semestres).

Porém, há algo que não existe obrigação de ser feito, ele que é um dos maiores causadores de temor em quem faz uma faculdade: o Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente TCC. Da mesma forma que, na Tecnologia em Gestão Pública EAD, também não é obrigatório passar por estágio supervisionado.

E é dessa forma que você aprenderá todo o necessário para tornar-se um profissional de excelência e garantir ao seu futuro empregador um padrão de qualidade, uma vez que será um Gestor Público com papel extremamente estratégico e pronto para zelar pelo que realmente importar, e que o próprio nome já deixa claro, o interesse público.

Portanto, agora é com você. Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos relacionados a área de Gestão Pública? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais sobre o que se estuda alguns dos vários outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest: