17 de abril de 2024

O que faz um profissional formado em Gestão Pública?

Gestão Pública é aquela área do conhecimento que tem relação com a administração de instituições que possuem caráter coletivo, ou simplesmente, que atuam diretamente com o interesse público, e nisso podemos citar Prefeituras e Câmaras Municipais, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Institutos Federais, e até mesmo empresas privadas que tenha algum tipo de ligação com o interesse público ou que tenham parceria para atuação com o setor público. Nesse post focaremos no que faz um profissional formado nesse ramo, profissional esse que também pode ser conhecido como Gestor Público.

São muitas as atividades exercidas por quem se forma em uma faculdade de Gestão Pública EAD, mas entre as principais podemos destacar o planejamento e gerenciamento de processos e serviços de organizações públicas; coordenação de equipes de trabalho; promoção da competitividade das instituições; elaboração e coordenação das políticas públicas; controle do orçamento; acompanhamento das licitações; organização da parte logística e operacional de campanhas públicas; assessoria de parlamentares; administração e gerenciamento de projetos de órgãos do terceiro setor que tenham ligação com políticas públicas; isso para citar apenas algumas.

Esse é um ramo de atuação que tem se mostrado cada vez mais promissor e com amplas oportunidades no mercado de trabalho, não a toa, tornou-se uma das graduações que mais tem concentrado novos alunos matriculados nos últimos anos.

Só que claro, antes de efetivamente exercer todas essas atividades, é preciso saber como se qualificar para tal.

É preciso ter curso superior para atuar em Gestão Pública?

Sim, é preciso ter curso superior para atuar como profissional de Gestão Pública! Mas é fundamental ficar atento e não confundir Gestão Pública com Administração Pública, algo que é bastante comum de acontecer. A principal diferença é que a primeira refere-se ao modelo de gestão aplicado, ou seja, às estratégias e práticas de organização, estudo e estruturação das instituições públicas, já a segunda refere-se à estrutura organizacional propriamente dita, ou seja, o chamado corpo público, que abrange não apenas os órgãos, mas também os agentes e o patrimônio.

As principais áreas nas quais um profissional diplomado em Gestão Pública a distância pode atuar envolvem: Planejamento e Desenvolvimento de Projetos; e Prestação de Assessoria ou Consultoria Técnica na Administração Direta e Indireta (em autarquias, agências reguladoras e estatais). Pode exercer função no governo estadual, municipal e federal, ou em entidades do terceiro setor e instituições privadas que prestem serviço para órgãos públicos.

A maior parte das oportunidades se concentra em cargos como Analista de Contratos, Analista de Mercado, Analista de Orçamentos de Projetos Públicos, Analista de Políticas Públicas e Gestor de Projetos Públicos de Investimento.

Quanto tempo dura o curso?

A graduação de Tecnologia em Gestão Pública EAD tem duração mínima de dois anos, ou 24 meses, como preferir. Portanto fique sempre atento, pois se alguma instituição vier a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo você não apenas deve desconfiar, como também em hipótese alguma aceitar, pois esse é um descumprimento gravíssimo às normas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), que pode te causar problemas, uma vez que nesse caso, o documento não terá validade.

Durante os quatro semestres nos quais a grade curricular é dividida, você será apresentado a uma série de disciplinas que terão extrema importância para sua carreira, não apenas pelo fato de te apresentarem efetivamente ao universo da Gestão Pública, como também por poderem servir de instrumentos efetivos para serem utilizados durante sua atuação no mercado de trabalho.

Como você pôde conferir, comprovando o que já havíamos mencionado anteriormente, cada uma das disciplinas que compõem o curso são fundamentais para uma melhor compreensão a respeito do que é a profissão de Gestor Público, e pode ter certeza que a grande maioria delas serão utilizadas de maneira efetiva ao longo da carreira. Trata-se de um conhecimento obrigatório para tornar-se um grande profissional da área e agregar muito à Gestão Pública.

Além da obrigação de ser aprovado nas provas de todas as disciplinas elencadas acima, no curso de Gestão Pública a distância do EAD Premium Unifacvest há ainda a necessidade de realizar Atividades Complementares (que já podem ser feitas a partir do 1º semestre) e Atividades Integradoras (no 2º e 4º semestres).

Porém, aquele que é um dos maiores causadores de ansiedade entre os alunos de ensino superior, o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, não precisa ser produzido na faculdade de Gestão Pública a distância.

Da mesma forma que também não existe a obrigação de passar por estágio supervisionado, porém, para um melhor entendimento da função, e consequentemente, para adquirir uma importante experiência antes mesmo de ingressar efetivamente no mercado de trabalho, apesar da não-obrigatoriedade essa pode ser uma excelente opção.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Gestão Pública? Então com certeza você vai gostar de se informar acessando abaixo outros posts especialmente produzidos para deixar ainda mais clara a sua vontade de tornar-se um Gestor Público:

Conheça mais alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest e o que fazem os profissionais formados neles: