BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
8 de junho de 2021

O que é Gestão Pública?

Gestão Pública nada mais é que a área do conhecimento relacionada à administração de instituições que têm caráter coletivo, ou em outras palavras, como deixa claro o nome, que atuam diretamente com o interesse público, e nisso podemos citar Prefeituras e Câmaras Municipais, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Institutos (como o INSS, por exemplo), organizações privadas que lidam com o interesse público ou que têm parceria para atuar com o setor público, isso para citar apenas alguns. Esse é um ramo de atuação que tem se mostrado cada vez mais promissor e com amplas oportunidades no mercado de trabalho, não a toa, tornou-se uma das graduações que mais tem concentrado novos alunos matriculados nos últimos anos.

É necessário tomar bastante cuidado para não confundir Gestão Pública com Administração Pública. A principal diferença é que a primeira refere-se ao modelo de gestão aplicado, ou seja, às estratégias e práticas de organização, estudo e estruturação das instituições públicas, já a segunda refere-se à estrutura organizacional propriamente dita, ou seja, o chamado corpo público, que abrange não apenas os órgãos, mas também os agentes e o patrimônio.

A finalidade do curso superior de Gestão Pública é formar profissionais que sejam plenamente capazes de planejar e gerenciar processos e serviços de organizações públicas; coordenar equipes de trabalho; promover a competitividade das instituições; elaborar e coordenar políticas públicas; controlar o orçamento; acompanhar licitações; organizar a parte logística e operacional de campanhas públicas; assessorar parlamentares; administrar e gerenciar projetos de órgãos do terceiro setor que tenham ligação com políticas públicas; entre outras atribuições.

Neste post temos como objetivo te deixar ainda mais inteirado não apenas em relação a Gestão Pública como um todo, mas também a respeito de como é o curso que forma esses profissionais tão importantes, as diferentes áreas de atuação, e claro, como funciona a faculdade de Gestão Pública EAD.

Quais são as áreas de atuação em Gestão Pública?

O profissional formado em Gestão Pública EAD, como você pôde ver, deve ter a capacidade de realizar a coordenação do funcionamento das instituições desse setor (sempre levando em consideração os recursos que tiver à disposição), além, obviamente, da capacidade operacional, pois a todo momento será desafiado a conseguir os melhores resultados em prol da sociedade. E mais, deve constantemente envolver-se em quaisquer questões de interesse público e social, para tanto, necessitará conhecer claramente os pormenores específicos desse segmento.

Dito isso, outro aspecto que fica nítido, é que para um Gestor Público é fundamental ter como uma das características dominantes o trabalho em equipe, uma vez que estará em contato frequente com os mais diversos tipos de pessoas, das mais diferentes áreas e classes sociais. Aliado a isso também é importante saber como ser um bom líder, ter ótima comunicação e possuir uma visão sistêmica e robusta acerca dos processos de gestão.

Dentre as principais áreas que um profissional com diploma de Gestão Pública a distância pode atuar estão: planejamento e desenvolvimento de projetos, prestação de assessoria ou atuação como consultor técnico na administração direta e indireta em autarquias, agências reguladoras e estatais. Pode atuar ainda no governo estadual, municipal e federal, ou entidades do terceiro setor e instituições privadas que prestem serviço para órgãos públicos.

E dentro desses segmentos a maior quantidade de oportunidades se concentra em cargos como Analista de Contratos, Analista de Mercado, Analista de Orçamentos de Projetos Públicos, Analista de Políticas Públicas e Gestor de Projetos Públicos de Investimento. Isso na esfera pública, em órgãos como Ministérios, Agências, Secretarias, e Institutos de Pesquisa ligados a áreas de Cultura, Desenvolvimento, Educação, Habitação e Saúde; nas Organizações Não-Governamentais, preferencialmente naquelas que conduzem projetos ligados a políticas públicas; e no setor privados, como dissemos anteriormente, desde que tenham algum tipo de parceria com o governo ou os municípios.

Como é o curso de Tecnologia em Gestão Pública?

Para atuar em qualquer uma das áreas que relatamos anteriormente é necessário ter um diploma. E esse documento, como você bem sabe, só é conquistado por aqueles que fazem uma graduação. E o curso de Tecnologia em Gestão Pública que te deixará pronto para ingressar no mercado de trabalho já com o conhecimento que será necessário, você encontra no EAD Premium Unifacvest.

Durante os pelo menos quatro anos, ou 24 meses, que compõem o curso, o aluno é introduzido a uma série de disciplinas extremamente importantes para um bom desempenho na futura profissão, são elas: Introdução às Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Sociologia Geral; Economia e Mercado; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Gestão de Pessoas; Legislação Empresarial; Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais; Introdução à Administração; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Comportamento e Cultura Organizacional; Fundamentos de Finanças; Finanças, Orçamentos Públicos e Órgãos de Controle; Gestão de Operações e Logística; Fundamentos de Contabilidade; Análise de Dados e Indicadores Sócio Econômicos; Estatística Aplicada; Contabilidade Pública; Tecnologia da Informação em Gestão Pública; Direito Administrativo e Constitucional; Gestão e Avaliação de Políticas Públicas; Ética, Governança e Transparência; Planejamento e Gestão de Obras Públicas; Desafios Contemporâneos e Inovação na Gestão Pública.

Como você pôde ver, todos são assuntos indispensáveis para uma melhor compreensão sobre o que é a profissão de Gestor Público, sendo inclusive muitos deles utilizados no decorrer da carreira, independente da área ou setor de atuação. Com essa expertise, acredite, você certamente terá o necessário para tornar-se um grande profissional da área e, com seu conhecimento, agregar muito ao ramo.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Gestão Pública? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Além da Tecnologia em Gestão Pública, o EAD Premium Unifacvest possui várias outras opções que podem ser concluídas em dois anos. Conheça alguns dos cursos de graduação EAD oferecidos e quais são seus objetivos no mercado de trabalho:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!