BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
8 de junho de 2021

O que é Marketing?

Se você está pensando em cursar Tecnologia em Marketing veio ao lugar certo! Vamos tirar todas as suas dúvidas aqui. Durante os dois anos do curso de marketing a distância você irá adquirir conhecimento referente aos mais diversos segmentos que farão a diferença no andamento da sua carreira.

A seguir vamos detalhar como o estudo do marketing foi iniciado, quais são as diferentes áreas de atuação e ainda te explicar se é melhor fazer um curso técnico ou uma graduação na área de marketing.

História do Marketing

De acordo com informações da Revista Forbes, o primeiro registro da palavra marketing apareceu em um livro americano no ano de 1922, a publicação falava sobre a distribuição de alimentos. O marketing pode ser chamado de técnica ou de ciência e o seu conceito é uma herança da Revolução Industrial (que aconteceu entre os séculos 18 e 19). Porém, podemos afirmar que a prática do marketing existe, em suas formas mais primordiais, desde os tempos da Antiguidade. Em paralelo ao surgimento do marketing, aconteceu também o surgimento das grandes indústrias, principalmente automobilísticas. E essas indústrias começaram a se deparar com um problema central: vender o que e para quem.

Agora, ao falar sobre a consolidação da disciplina, podemos afirma que ela se deu com a criação do curso de marketing nas universidades americanas de negócios. O Brasil foi influenciado em momentos diferentes, em um primeiro momento com a chegada da Ford, em 1919, e depois nos anos 1950, com a criação das primeiras graduações: a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) fundada em 1951, foi a pioneira na área de marketing. O projeto, impulsionado pelos comunicadores Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, foi inspirado nos métodos de ensino da Universidade Columbia, em Nova York nos Estados Unidos da América (EUA). Na sequência, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou seu curso de marketing, baseado na proposta da Universidade de Michigan, na cidade de Ann Arbor, no estado de Michigan, também nos Estados Unidos da América.

É preciso destacar ainda que na área de marketing, tudo parece ser uma evolução: o termo “4Ps” (que significa produto, preço, promoção e praça) é um aprimoramento do termo marketing mix, criado por Neil H. Borden em 1949. Depois ainda, em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou seu famoso livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler foi o responsável por introduzir conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.

Diferentes áreas de atuação em Marketing

Primeiramente, precisamos explicar que durante a faculdade de marketing você terá contato com matérias das áreas de administração, economia, psicologia, finanças, estatística e comunicação. O curso de marketing ead proporciona uma visão analítica e objetiva, aliada a sensibilidade. Isso faz com que você tenha um melhor entendimento das transformações da sociedade. E ainda, o curso de tecnólogo em marketing combina teoria e prática , oferecendo como diferencial disciplinas sobre pesquisa e análise de dados, com o intuito de facilitar a tomada de decisões no futuro.

Dessa maneira, destacamos que um profissional formado em um curso de marketing pode atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Dentre as principais podemos citar:

  • Marketing Estratégico – atividades feitas antes da produção do produto (estudo de mercado e concepção do produto).
  • Marketing Operacional – trabalho feito depois da produção do produto (elaboração de campanhas e estratégias de venda).
  • Marketing Digital – mercado muito promissor na atualidade, pois usa a internet e as mídias sociais para estabelecer um relacionamento com o cliente.
  • Endomarketing – ações internas nas organizações para melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores.
  • Marketing de Relacionamento – relação entre uma empresa, seus clientes, fornecedores e parceiros. Cria e mantém canais de comunicação e pós-venda.
  • Marketing Esportivo – atividades de patrocínio de equipes e organização de eventos esportivos.
  • Marketing Político – trabalha a imagem de um partido ou candidato junto aos eleitores, tanto no período antes das eleições como durante o mandato.
  • Marketing Social – promove uma causa, conceito ou comportamento social para conscientizar e educar a população.
  • Marketing Cultural – responsável por associar marcas, produtos e empresas a projetos culturais através de apoios e patrocínios.
  • Neuromarketing – estudo das reações cerebrais dos consumidores quando expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos.
  • Marketing Antropológico – faz uma investigação do comportamento das pessoas em relação as suas escolhas de compra por meio da observação no momento em que adquirem ou usam os produtos.

Qual curso de Marketing fazer: técnico ou graduação?

Tanto o bacharelado em Marketing quanto o tecnólogo em Marketing são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como sendo cursos de nível superior, porém existem importantes diferenças entre eles. Começando pela duração, enquanto no bacharelado é de oito semestres (quatro anos), no tecnológico são apenas quatro semestres (dois anos).

A segunda diferença é a grade curricular, no bacharelado, como há mais tempo, ela é um pouco maior, contendo mais disciplinas teóricas e práticas em proporções semelhantes. Já no tecnólogo em Marketing EAD, a grade foca mais na necessidade do mercado de trabalho, tendo mais disciplinas práticas e menos teóricas.

Outra diferença será vista ao receber o diploma, pois enquanto o bacharelado confere o grau de bacharel, o curso de tecnologia em Marketing confere o grau de tecnólogo. Portanto, podemos afirmar com toda a certeza que para quem sonha em atuar o quanto antes na área de marketing um curso superior de tecnologia é a melhor opção para obter uma boa colocação no mercado de trabalho.

Como já falamos, diferente de um curso de graduação, um curso de tecnólogo possibilitará diversos conhecimentos e habilidades para que você possa exercer mais rapidamente a profissão. Por isso, o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer o seu curso de Tecnologia em Marketing EAD e obter seu diploma para atuar na área de comunicação.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de marketing ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead:

 

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!