BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
13 de maio de 2021

O que se estuda na faculdade de Administração?

Quer saber mais sobre a faculdade de Administração? Não perca o texto de hoje!

Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Estas são algumas das ações básicas a serem desenvolvidas no cotidiano do profissional que concluiu uma faculdade de Administração.

Mas, para que seja capaz de executar tais ações com competência, antes de se tornar um administrador, o profissional deve enfrentar cerca de quatro anos de um curso superior, seja ele na modalidade de graduação EAD ou presencial.

Durante este período, o acadêmico deverá ter contato com diversas disciplinas que fazem parte de quatro eixos centrais do conhecimento: formação básica, formação profissional, estudos qualitativos e suas tecnologias e formação complementar.

Os conteúdos referentes à formação básica estão presentes nos anos iniciais do curso, e como o próprio nome já diz, são os básicos. Ainda nos primeiros anos, os estudantes também são apresentados aos conteúdos específicos. Já os estudos qualitativos estão presentes um pouco mais para frente, pois visam colocar em prática estratégias e procedimentos da Administração. Por fim, a formação complementar encerra o curso com matérias de diferentes áreas, que têm como objetivo enriquecer o perfil profissional.

Agora, para que você possa ter uma ideia dos conteúdos abrangidos durante a faculdade de Administração, separamos abaixo a grade curricular do curso de Administração EAD oferecido pelo EAD Premium Unifacvest.

Grade Curricular – Faculdade de Administração

1 semestre

Introdução às Ciências Sociais

Empreendedorismo

Prática Textual em Língua Portuguesa

Introdução à Administração

Contabilidade Geral

Sociologia Geral

 

2 semestre

Economia e Mercado

Ética e Responsabilidade Profissional

Língua Brasileira de Sinais – Libras

Noções Gerais de Direito

Matemática Financeira

Legislação Empresarial

Atividade Integradora I

 

3 semestre

Gestão de Pessoas

Gestão do Conhecimento nas Organizações

Comunicação Empresarial

Psicologia das Organizações

Comportamento e Cultura Organizacional

Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais

 

4 semestre

Teoria das Organizações

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Estatística Aplicada

Fundamentos de Marketing

Liderança e Formação de Equipes

Educação Ambiental e Cidadania

Atividade Integradora II

 

5 semestre

Gestão de Processos em Negócios

Gestão de Logística e Operações

Fundamentos de Finanças

Custos e Formação de Preços

Administração da Produção e Materiais

Gestão de Projetos

 

6 semestre

Planejamento e Administração Tributária

Estratégia Empresarial

Mercado Financeiro e de Capitais

Planejamento Financeiro e Orçamentário

Negociação Empresarial

Planejamento Estratégico

Atividade Integradora III

 

7 semestre

Administração de Vendas

Engenharia Econômica: Decisão e Investimento

Estágio Curricular Supervisionado I

Finanças Corporativas

Marketing Estratégico

Gestão de Sistemas de Informação

Tópicos Especiais em Administração

 

8 semestre

Qualidade e Produtividade

Administração de Varejo e Serviços

Estágio Curricular Supervisionado II

Negócios Internacionais

Organização, Sistemas e Métodos

Pesquisa Operacional e Tomada de Decisão

Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades Complementares

 

Teoria geral da Administração

Popularmente conhecida como TGA pelos estudantes, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos que dizem respeito às organizações e ao processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

As teorias abordadas na disciplina Teoria Geral da Administração – TGA tratam sobre as diversas formas em que a administração foi sendo implementada nas organizações. Tal estudo possibilita uma visão da administração e do trabalho do gestor, envolvendo-o com temas de relacionamento humano nas organizações, estruturas organizacionais, comportamentos, visão sistêmica, contingencial, dentre outros.

Dessa forma, as Teorias da Administração podem ser agrupadas de acordo com suas ênfases: nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia.

Confira abaixo quais são as principais teorias administrativas:

Administração Científica (Taylorismo): agrupada na ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar a produtividade e a eficiência como vantagens, não levava em consideração as necessidades sociais dos seus colaboradores.

Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tinha como principal objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.

Teoria Comportamental: ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behaviorista. Apesar de ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.

Teoria Contingencial: ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.

 

Faculdade de Administração – Como administrar uma empresa

Além de muita garra, força de vontade, investimentos financeiros e honestidade, administrar uma empresa depende ainda de uma série de fatores e condutas essenciais.

Partindo deste princípio, vamos explicar um pouco sobre eles, caso empreender esteja entre os seus planos futuros.

Conheça o mercado

Para começar com o pé direito, você deverá conhecer todos os aspectos do negócio. É preciso identificar a infraestrutura e suprimentos necessários, além de combinar tudo isso com o perfil dos seus colaboradores. Ou seja, o primeiro passo é estudar!

Cuidado com a gestão financeira

Mesmo com muito boa vontade e força de trabalho, qualquer empresa está disposta a cometer erros que custam caro. Por isso, não adianta investir alto se não estiver comprometido a manter um gerenciamento financeiro equilibrado.

Neste sentido, é preciso elaborar um bom orçamento, mantendo o controle sobre os gastos e ganhos.

Escolha bem sua equipe

Nesta etapa é preciso ter uma visão profissional do processo de contratação de pessoal, baseando-se em análise de currículo, experiência na área e, acima de tudo, na honestidade comprovada de quem vai ajudar você. Procure trabalhar com quem compartilha os mesmos valores que você!

Não se esqueça do marketing

O marketing é um fator essencial para  divulgar e fortalecer a marca, atrair novos clientes e gerar fidelização. Com um bom planejamento é possível aumentar o seu alcance de negócio e atingir bons resultados.

 

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o curso de Administração? Acesse:

– O que é Administração?

O que faz um Administrador?

Administração EAD: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para um administrador

Leia também:

– O que é Ciências Contábeis?

Além da faculdade Administração EAD, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pela Unifacvest.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!