Quer saber mais sobre a faculdade de Administração? Não perca o texto de hoje!
Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Estas são algumas das ações básicas a serem desenvolvidas no cotidiano do profissional que concluiu uma faculdade de Administração.
Mas, para que seja capaz de executar tais ações com competência, antes de se tornar um administrador, o profissional deve enfrentar cerca de quatro anos de um curso superior, seja ele na modalidade de graduação EAD ou presencial.
Durante este período, o acadêmico deverá ter contato com diversas disciplinas que fazem parte de quatro eixos centrais do conhecimento: formação básica, formação profissional, estudos qualitativos e suas tecnologias e formação complementar.
Os conteúdos referentes à formação básica estão presentes nos anos iniciais do curso, e como o próprio nome já diz, são os básicos. Ainda nos primeiros anos, os estudantes também são apresentados aos conteúdos específicos. Já os estudos qualitativos estão presentes um pouco mais para frente, pois visam colocar em prática estratégias e procedimentos da Administração. Por fim, a formação complementar encerra o curso com matérias de diferentes áreas, que têm como objetivo enriquecer o perfil profissional.
Agora, para que você possa ter uma ideia dos conteúdos abrangidos durante a faculdade de Administração, separamos abaixo a grade curricular do curso de Administração EAD oferecido pelo EAD Premium Unifacvest.
Table of Contents
ToggleIntrodução às Ciências Sociais
Empreendedorismo
Prática Textual em Língua Portuguesa
Introdução à Administração
Contabilidade Geral
Sociologia Geral
Economia e Mercado
Ética e Responsabilidade Profissional
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Noções Gerais de Direito
Matemática Financeira
Legislação Empresarial
Atividade Integradora I
Gestão de Pessoas
Gestão do Conhecimento nas Organizações
Comunicação Empresarial
Psicologia das Organizações
Comportamento e Cultura Organizacional
Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais
Teoria das Organizações
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Estatística Aplicada
Fundamentos de Marketing
Liderança e Formação de Equipes
Educação Ambiental e Cidadania
Atividade Integradora II
Gestão de Processos em Negócios
Gestão de Logística e Operações
Fundamentos de Finanças
Custos e Formação de Preços
Administração da Produção e Materiais
Gestão de Projetos
Planejamento e Administração Tributária
Estratégia Empresarial
Mercado Financeiro e de Capitais
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Negociação Empresarial
Planejamento Estratégico
Atividade Integradora III
Administração de Vendas
Engenharia Econômica: Decisão e Investimento
Estágio Curricular Supervisionado I
Finanças Corporativas
Marketing Estratégico
Gestão de Sistemas de Informação
Tópicos Especiais em Administração
Qualidade e Produtividade
Administração de Varejo e Serviços
Estágio Curricular Supervisionado II
Negócios Internacionais
Organização, Sistemas e Métodos
Pesquisa Operacional e Tomada de Decisão
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades Complementares
Popularmente conhecida como TGA pelos estudantes, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos que dizem respeito às organizações e ao processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
As teorias abordadas na disciplina Teoria Geral da Administração – TGA tratam sobre as diversas formas em que a administração foi sendo implementada nas organizações. Tal estudo possibilita uma visão da administração e do trabalho do gestor, envolvendo-o com temas de relacionamento humano nas organizações, estruturas organizacionais, comportamentos, visão sistêmica, contingencial, dentre outros.
Dessa forma, as Teorias da Administração podem ser agrupadas de acordo com suas ênfases: nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia.
Confira abaixo quais são as principais teorias administrativas:
Administração Científica (Taylorismo): agrupada na ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar a produtividade e a eficiência como vantagens, não levava em consideração as necessidades sociais dos seus colaboradores.
Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tinha como principal objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.
Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.
Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.
Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.
Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.
Teoria Comportamental: ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behaviorista. Apesar de ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.
Teoria Contingencial: ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.
Além de muita garra, força de vontade, investimentos financeiros e honestidade, administrar uma empresa depende ainda de uma série de fatores e condutas essenciais.
Partindo deste princípio, vamos explicar um pouco sobre eles, caso empreender esteja entre os seus planos futuros.
Para começar com o pé direito, você deverá conhecer todos os aspectos do negócio. É preciso identificar a infraestrutura e suprimentos necessários, além de combinar tudo isso com o perfil dos seus colaboradores. Ou seja, o primeiro passo é estudar!
Mesmo com muito boa vontade e força de trabalho, qualquer empresa está disposta a cometer erros que custam caro. Por isso, não adianta investir alto se não estiver comprometido a manter um gerenciamento financeiro equilibrado.
Neste sentido, é preciso elaborar um bom orçamento, mantendo o controle sobre os gastos e ganhos.
Nesta etapa é preciso ter uma visão profissional do processo de contratação de pessoal, baseando-se em análise de currículo, experiência na área e, acima de tudo, na honestidade comprovada de quem vai ajudar você. Procure trabalhar com quem compartilha os mesmos valores que você!
O marketing é um fator essencial para divulgar e fortalecer a marca, atrair novos clientes e gerar fidelização. Com um bom planejamento é possível aumentar o seu alcance de negócio e atingir bons resultados.
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