No post de hoje, vamos te contar tudo sobre a formação em gestão financeira. Na verdade, depois de ler este texto você saberá mais sobre as diferentes formações nessa área, conhecerá um pouco sobre a história geral desse segmento e também terá uma prévia do que se estuda nesse curso. Sendo assim, é importante conferir o post até o final e sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto. (Confira também o que faz um profissional formado em gestão de qualidade)
Table of Contents
TogglePara começar, você precisa saber que a gestão financeira é o conjunto de ações e processos administrativos que envolvem tanto a análise, quanto o planejamento e o controle das atividades financeiras de uma organização, como uma empresa ou startup, por exemplo. Afinal, toda empresa precisa adotar uma gestão financeira para ter sucesso na sua área. Pois, é através das atividades do profissional desse segmento que é possível analisar cenários, estabelecer metas, prazos e acompanhar os resultados corporativos como um todo.
De uma forma prática, podemos dizer que a gestão financeira eficaz vai ajudar a entender quanto a empresa tem a receber, assim como, a pagar. Dessa forma, é possível compreender como está o equilíbrio entre essas duas variáveis.
E é por isso, que quem se forma no curso de gestão financeira tem entre as suas tarefas o planejamento financeiro de uma empresa ou instituição. Desta forma, compete a esse profissional a organização, a captação e a aplicação de recursos, otimizando investimentos. Além disso, após a conclusão do curso, o profissional também está habilitado a efetuar a análise de crédito e demonstrativos contábeis, auxiliando a tomada de decisões da empresa.
Agora que você já entendeu melhor como é essa área e qual é a sua importância, vamos falar sobre os diferentes tipos de formação em gestão financeira. Assim, você poderá escolher o curso que mais tenha relação com os seus interesses e objetivos profissionais. Sendo assim, no mercado acadêmico, você encontra cursos técnicos e cursos de tecnologia na área. Mas, se você não sabe muito bem a diferença entre eles, fique tranquilo que nós vamos explicar no próximo tópico.
Vale lembrar também que não há um curso de bacharelado em gestão financeira. Mas fique tranquilo, se o que te preocupa é a questão do diploma, saiba que o tecnológico é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação como sendo de nível superior, conferindo ao formado o grau de tecnólogo.
Sendo assim, o curso de tecnologia em gestão financeira a distância é um curso que tem, obrigatoriamente, pelo menos dois anos de duração, divididos em quatro períodos, e composto por uma grade curricular focada na preparação do aluno para o mercado de trabalho, priorizando disciplinas mais voltadas para a prática do que para a teoria.
Se você tem dúvidas entre o tecnólogo em gestão financeira EAD ou o curso técnico, precisa entender as principais diferenças entre eles. A mais importante a ser levada em consideração ao fazer a matrícula no curso é em relação ao nível de escolaridade que cada um representa. Afinal, o curso técnico é de nível médio, enquanto o tecnólogo é um curso superior, ou seja, uma graduação.
Além disso, os cursos tem algumas outras diferenças. Como, por exemplo:
Como já deu para perceber, os curso técnico e o de tecnologia em gestão financeira são bem diferentes. Sendo assim, você deve escolher aquele que tenha mais relação com o seu futuro e que atenda as suas demandas atuais. Por exemplo, se você já se formou no ensino médio, nossa dica é que invista em um curso de tecnologia de gestão financeira. Afinal, ele oferece uma formação focada no mercado e no dia a dia de trabalho, mas é o único dos dois que é considerado uma graduação. Assim, em pouco tempo, cerca de dois anos, você estará formado em um curso de nível superior e pronto para desenvolver as atividades e ser contratado.
Sendo assim, agora chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a história da gestão financeira. Afinal, quanto mais bem informado você está sobre a área que pretende seguir, mais preparado estará para o mercado de trabalho. Dessa forma, é possível dizer que o sistema financeiro tem um longo passado, afinal, o início foi logo depois da Pré-História, com a invenção do dinheiro. Ao surgirem as primeiras moedas cerca de 2.500 anos atrás, os lídios, que eram os habitantes da atual Turquia, e os gregos instituíram o marco zero dessa história que, em determinado momento, passou a ditar os rumos da civilização.
Sendo assim, podemos dizer que a história dessa área se funde com a narrativa do sistema financeiro em si. Dessa forma, é possível conferir a importância desse curso e do trabalho desenvolvido por esses profissionais formados. Sendo assim, para te dar uma prévia, trouxemos algumas das disciplinas que são ensinadas durante o curso de graduação EAD no EAD Premium Unifacvest. Confira logo abaixo:
Lembrando que essa é apenas uma prévia do que você aprenderá em nosso curso (confira mais sobre o que se estuda no curso de gestão financeira). E venha conhecer mais sobre o mercado de trabalho na área e saber sobre as possibilidades de atuação depois de formado.