24 de maio de 2021

O que se estuda em Educação Especial?

Retomando o tema de Educação Especial a distância, hoje vamos nos aprofundar na base curricular deste curso de licenciatura que é oferecido nas modalidades de ensino a distância e presencial.

Então, a partir de agora, além de relembrar alguns conceitos sobre a área, vamos ainda conhecer as disciplinas que compõem o conteúdo programático do curso e seus elementos obrigatórios como o estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Vamos lá?

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem como principal objetivo fornecer as teorias e práticas necessárias para a formação de professores que possam identificar e avaliar as capacidades intelectuais e cognitivas de alunos que apresentam dificuldades para aprender, relacionar-se com as pessoas ou algum outro déficit que interfira, direta ou indiretamente, na educação acadêmica.

Incluem-se neste grupo as pessoas com deficiência, sejam elas física, mental, visual, auditiva, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Neste sentido, para que possa dominar todas essas técnicas e habilidades, o profissional deve cursar quatro anos do curso de Licenciatura em Educação Especial EAD que, geralmente, são divididos em oito semestres.

Durante este período, além das aptidões citadas acima, serão desenvolvidas outras competências como:

• Saber identificar as necessidades educacionais especiais dos alunos, valorizando a educação inclusiva.
  • Ter a habilidade e conhecimento para atuar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, relacionadas ou não ao déficit cognitivo, problemas de aprendizagem e alunos surdos.
  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais, étnicos, gêneros e físicos;
  • Conhecer os tipos de deficiências e como lidar com as características individuais de cada uma delas. Para isso, é imprescindível que o educador se especialize e se atualize com frequência, para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos.

Enfim, podemos dizer que a Educação Especial é um curso bem abrangente, que prepara o professor ou professora para desenvolver um trabalho de qualidade em sala de aula, garantindo a inclusão das pessoas com deficiências.

Grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Especial EAD

Para que você possa entender um pouco mais sobre como funciona um curso de Licenciatura em Educação Especial, separamos abaixo a grade curricular da licenciatura oferecida pelo EAD Premium Unifacvest.

Lembramos que algumas disciplinas podem variar de nomenclatura de acordo com cada instituição de ensino.

1º semestre

Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais

Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais

Currículo Escolar em uma Perspectiva Inclusiva

Alfabetização e Letramento; conceitos e processos

Atividade Formativa IV

Sociedade e Acessibilidade

Atividade Formativa III

Atividades Complementares

Como você pode ter percebido ao analisar a grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Especial do EAD Premium Unifacvest, é obrigatória a realização do estágio supervisionado.

A prática consta na grade curricular, tendo seu início previsto no 5º semestre e conclusão no 7º semestre, com carga horária total de 400h.

Além de proporcionar experiência profissional aos acadêmicos, a atividade de estágio permite relacionar a teoria vista em sala de aula com a prática desenvolvida no ambiente de trabalho.

Outra dúvida muito comum entre os estudantes que buscam um curso de Educação Especial diz respeito a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

Dessa forma, gostaríamos de esclarecer que, por se tratar de um curso de graduação, o TCC está presente na grade curricular da Educação Especial.

É por meio dele que o aluno  tem a oportunidade de mostrar sua capacidade de realizar uma pesquisa e produzir conhecimento científico, habilidades que devem ter sido conquistadas durante a graduação.

Especializações na área

Após concluir a Licenciatura, aqueles que desejarem complementar os seus conhecimentos, podem ainda ingressar em um curso de especialização.

Isso porque, a pós-graduação traz conhecimentos complementares à graduação e ajuda o profissional a se aperfeiçoar em áreas mais específicas de atuação, tanto no meio acadêmico como no mercado de trabalho.

Atualmente, o mercado educacional contempla diversas opções de pós-graduações nesta área, como por exemplo:

– Atendimento Educacional Especializado

– Educação Especial e Inclusiva

– Educação Especial e Psicomotricidade

– LIBRAS

– Neuropsicopedagogia

– Psicomotricidade

– Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial

– Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual

– Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Surdez e Libras

– Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

– Comunicação Alternativa

– Educação Especial com ênfase em Estimulação Precoce

Ao disponibilizar esta variedade de informações sobre o assunto de Educação Especial, esperamos ter alimentado ainda mais o seu interesse por esta área de atuação.

E partindo deste contexto, caso você queira saber ainda mais sobre a curso de Licenciatura em Educação Especial do EAD Premium Unifacvest, não deixe de acessar nossos outros posts:

O que é Licenciatura em Educação Especial?

O que faz um profissional formado em Educação Especial?

Licenciatura em Educação Especial EAD: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para um licenciado em Educação Especial

Caso tenha interesse, confira também o curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e descubra como você pode melhorar ainda mais sua formação!