BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
7 de fevereiro de 2024

Pedagogia EAD: como funciona o curso?

O curso de Pedagogia EAD da Unifacvest é realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma digital acessada por meio de login e senha. É no AVA que estão todos os conteúdos e ferramentas necessárias para o estudante fazer seu curso a distância. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre Pedagogia EAD até se formar!

Curso de Pedagogia EAD

Se você ingressou no curso de Pedagogia EAD, com certeza já deve se questionar sobre como ele funciona, na teoria e na prática. Para que não restem mais dúvidas sobre o assunto, hoje vamos abordar de forma bem completa como funciona um curso de pedagogia on-line na Unifacvest.

Desta forma, você vai ficar por dentro de aspectos bastante importantes, como grade curricular, duração do curso, média de valores de mensalidades, como funciona o estágio no EAD, TCC, além de outros detalhes que vão fazer total diferença para o seu ingresso no ensino superior. Vamos lá?

Como é um curso de Pedagogia?

Para estudar pedagogia é preciso incluir a leitura no seu dia a dia, pois este se trata de um curso bastante teórico, que se aprofunda bastante em questões históricas, sociais e culturais da educação no Brasil e no mundo.

Tudo isso, com o objetivo de oferecer uma formação integral, capaz de preparar os profissionais para todos os desafios impostos pelo mercado de trabalho que, para esta profissão em questão, é bastante abrangente.

Se você ainda não sabe, aqui cabe destacar que o curso de graduação em Pedagogia é destinado a quem deseja atuar dentro ou fora de sala de aula. Ou seja, a formação possibilita que os profissionais atuem como professores na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e, ainda, em funções ligadas à pedagogia empresarial, hospitalar, social ou em desenvolvimento de materiais didáticos.

O que você aprende em um curso de Pedagogia?

Para que, ao concluir a faculdade, você seja capaz de atuar em várias frentes envolvidas com a área de educação, a grade curricular do curso deve ser bem diversificada e incluir todos os conhecimentos pertinentes ao desempenho da profissão.

Neste sentido, ela engloba disciplinas como: Alfabetização e Letramento; Didática; Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Física; Filosofia; História da Educação; Libras (Língua Brasileira de Sinais); Literatura Infantil e outras disciplinas.

Para ver toda a grade curricular do curso de Pedagogia EAD Unifacvest, acesse aqui.

Além dessas disciplinas, é de fundamental importância que o acadêmico realize o estágio curricular supervisionado, pois é neste momento que ele pode colocar em prática o conhecimento adquirido, e ter uma noção de como será seu futuro na profissão.

Como funciona o TCC para Pedagogia EAD?

Outro elemento que faz parte da formação do profissional é a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC, em que o estudante tem a oportunidade de demonstrar sua capacidade de pesquisar, analisar, comparar e conectar temas, resultando em proposições e respostas a problemas por ele formulados, uma vez que os trabalhos de conclusão também servem como porta de entrada para a carreira acadêmica.

Alguns cursos podem dispensar a obrigatoriedade de TCC, portanto a sua defesa depende da modalidade de curso escolhida. Na pós-graduação lato-sensu, por exemplo, desde 6 de abril de 2018, com a publicação da resolução do MEC CNE/CES 01, o TCC já não é considerado como requisito obrigatório para se obter o diploma. Já na graduação em Pedagogia é previsto um TCC como um dos requisitos para a obtenção do grau de licenciado(a) na área.

Quanto tempo dura a faculdade de Pedagogia EAD?

O curso de Pedagogia EAD deve ter a duração mínima de quatro anos, equivalente a 3.200 horas curriculares. De acordo com o Ministério da Educação, este tempo é pensado para que haja um aproveitamento máximo e seja possível contemplar as áreas de conhecimento necessárias para formação de um pedagogo completo.

O curso de Pedagogia EAD da Unifacvest possui uma carga horária total de 3200 horas divididas em 8 semestres. Cabe ressaltar que estágio obrigatório, atividades práticas e TCC já estão incluídos nestas horas.

Como funciona o estágio em Pedagogia EAD?

Por meio de estágios, o aluno pode colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, sempre com a supervisão de um professor ou tutor. O que é de fundamental relevância para a sua formação.

O estágio é outro item que desperta dúvida nos alunos. Na Licenciatura em Pedagogia, são necessárias 400 horas de Estágio Supervisionado Curricular, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 02/2015. Estas horas são divididas entre o penúltimo e o último semestre.

Curso de Pedagogia EAD

Habilidades exigidas de um Pedagogo

Para saber se você está preparado para encarar este desafio profissional futuramente, separamos abaixo uma pequena lista de habilidades que fazem toda a diferença no dia a dia da profissão;

  • Interesse em assuntos educacionais: afinal, independente do segmento escolhido dentro dessa área, o profissional sempre estará envolvido com a educação;
  • Interesse em processos de ensino e aprendizagem: pois, eles farão parte do seu dia a dia de trabalho e serão o objetivo dos seus estudos;
  • Ser curioso: esse é um gatilho para novas descobertas que são essenciais para a área de Pedagogia. Além disso, esse ponto também vale para que o profissional continue se especializando, para se manter atualizado com as novidades da profissão;
  • Ter boa comunicação: afinal, essa é uma das habilidades necessárias para os processos de ensino. Pois, o Pedagogo precisa se fazer entender e contar com explicações claras e objetivas;
  • Possuir vontade de melhorar o mundo: já que a educação pode mudar o mundo, o Pedagogo tem um papel fundamental nesse processo. Então, é preciso que o profissional tenha consciência da importância do seu trabalho e faça todo dia um pouco mais para alcançar um resultado melhor.

Quanto custa a mensalidade do curso de Pedagogia a distância?

Atualmente, existem diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de pedagogia EAD. Porém, é importante que você fique atento à qualidade. Afinal, a graduação será a base da sua carreira e ela precisa ser sólida para que você tenha sucesso na profissão escolhida.

No EAD Pleno Unifacvest, por exemplo, o curso de Pedagogia a distância é de R$ 159,90/mês. E ele tem a duração de 48 meses.

– Qual é a carga horária do curso?

O curso de Pedagogia EAD da Unifacvest possui uma carga horária total de 3200 horas divididas em 8 semestres. Cabe ressaltar que estágio obrigatório, atividades práticas e TCC já estão incluídos nestas horas.

– São cobradas taxas no decorrer do curso?

Diferentemente de outras instituições de ensino que ofertam EAD, na Unifacvest você não precisa pagar taxa para quase nenhuma das suas necessidades acadêmicas ou administrativas. As únicas taxas passíveis de pagamento são a de adesão (feita somente uma vez ao início do curso, no mesmo valor da primeira parcela). Nem em caso de dependência, por exemplo, você paga taxa. Emissão de histórico, carteirinha estudantil, comprovante de matrícula, agendamento de avaliações presenciais e outros itens também são gratuitos.

Como são as avaliações no EAD da Unifacvest?

As avaliações de cada disciplina são compostas por duas provas: uma on-line (N1) e outra regular (N2). No caso da primeira, ficará disponível assim que você conclua todas as aulas da disciplina, sem necessidade de agendamento. A prova é composta por 8 questões de múltipla escolha e possui valor de 40% da média final.

A prova regular deve ser realizada diretamente no Polo EAD onde o aluno realizou a matrícula e o agendamento pode ser feito pelo Portal AVA ou diretamente com o Polo, via telefone. Neste caso, são 12 questões de múltipla escolha a serem respondidas, com valor de 60% da média da disciplina.

De que média preciso para ser aprovado nas disciplinas?

A média para conseguir aprovação em qualquer uma das disciplinas de graduação no EAD Premium da Unifacvest é de nota igual ou maior que 6. Para calcular a sua média, o AVA soma sua nota da prova on-line (N1), com a da prova presencial objetiva (N2). Assim, é necessário que você realize as duas avaliações para ter a média calculada.

O que fazer em caso de reprovação em alguma disciplina?

Caso seu desempenho nas duas provas apresentadas acima tenha sido inferior a 6, seu Portal AVA gerará automaticamente uma prova de recuperação, composta por 10 questões. Você deverá acertar uma quantidade mínima de 6 para ser aprovado. Em caso de nova reprovação, o sistema gerará outra prova para que você tenha a oportunidade de alcançar a média. Vale lembrar que esta prova é realizada on-line.

O que eu recebo ao término do curso?

Ao concluir todas as disciplinas e apresentar os documentos necessários, o aluno recebe um diploma de Licenciatura em Pedagogia emitido pela Unifacvest.

Quais são os documentos necessários para emissão do diploma?

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento: cópia simples legível da Certidão de Nascimento (para solteiros) ou da Certidão de Casamento (para casados ou divorciados).
  • Comprovante de quitação eleitoral: cópia simples legível do Comprovante de Voto ou Quitação Eleitoral atualizada (referente à última eleição).
  • Diploma/certificado de conclusão do Ensino Médio: cópia autenticada em cartório do certificado do Ensino Médio. Não é necessário envio pelo correio.
  • Documento militar: apenas para alunos do sexo masculino, é necessária a cópia simples legível do comprovante de quitação militar.
  • Histórico escolar do Ensino Médio: cópia autenticada em cartório do histórico escolar do Ensino Médio.
  • Título de Eleitor: cópia simples legível do Título de Eleitor.
  • Documento de identidade: cópia simples legível do documento de identidade (RG). Não são aceitos outros documentos além do RG.

Vale lembrar que todos estes documentos podem ser escaneados e enviados pelo Portal AVA após a finalização do curso.

O diploma vale em todo o Brasil?

Sim, o diploma possui validade em todo o território nacional.

O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, o curso de Pedagogia EAD da Unifacvest é reconhecido pelo MEC pela Portaria n. 775, de 20/07/2022, publicada no DOU em 22/07/2022, edição 138, seção 1, página 62. Confira a publicação no Diário Oficial clicando aqui.

A metodologia de ensino

Na Unifacvest, a metodologia pedagógica aplicada nos cursos de graduação e especialização é considerada uma das maiores referências em educação a distância no Brasil.

Os autores são responsáveis pela criação dos materiais de estudo, incluindo livros, videoaulas e exercícios. Isso proporciona aos alunos um aprendizado consistente e de alta qualidade em sua formação acadêmica.

Os materiais de ensino são integrados, permitindo que o estudante opte por aprender apenas pelos livros, videoaulas ou ambos. O conteúdo presente nos livros é o mesmo encontrado nas aulas e nos exercícios, evitando inconsistências de informações e promovendo melhor desempenho nas avaliações de cada módulo.

A Unifacvest disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de fácil utilização, com foco no conteúdo. Neste ambiente, os alunos têm acesso a todas as ferramentas necessárias durante o curso, como materiais de estudo, livros digitais, videoaulas e exercícios para avaliar seus conhecimentos, entre outros recursos.

Para conferir mais conteúdos como esses, siga-nos nas redes sociais!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!