Tem interesse pelo curso de Gestão Ambiental e quer saber mais sobre as áreas de atuação do profissional formado nessa área? Então você veio ao lugar certo! Aqui você vai descobrir o que faz um Gestor Ambiental e como é o curso de Tecnologia EAD.
Primeiramente é preciso destacar que a procura por parte das empresas por esses profissionais cresceu muito nos últimos anos. Uma pesquisa realizada em 2019 mostrou que 87% dos brasileiros dão preferência para produtos que sejam de origem sustentável e 70% deles não se incomodam em pagar mais por esses produtos. Então, a busca por Gestores Ambientais cresceu muito, para que as empresas possam ajustar suas produções.
Table of Contents
ToggleSaber do que se trata o curso e a profissão é o primeiro passo para entender o que faz um Gestor Ambiental.
De acordo com a Resolução nº 306/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, gestão ambiental é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação de um sistema de gestão ambiental.
Dessa forma, é possível dizer que se trata de um método de administração empresarial que tem como prioridade o desenvolvimento sustentável. A Gestão Ambiental trabalha na conscientização de profissionais e empresas, com o objetivo de adotarem comportamentos e práticas administrativas que eliminem ou reduzam consideravelmente o impacto ambiental causado pelas atividades corporativas nos recursos da natureza.
Sim! Para atuar como Gestor Ambiental é preciso concluir o Curso Tecnológico em Gestão Ambiental. Mas, apenas o profissional com essa graduação é apto a exercer a profissão.
Você sabe, exatamente, em quais áreas o Gestor Ambiental pode atuar? Então, continue acompanhando esse texto e descubra tudo o que você precisa saber!
De forma geral, podemos dizer que o papel do profissional formado em Gestão Ambiental é o de atuar como um administrador do meio ambiente, pois ele é quem toma decisões relacionadas ao impacto e exploração dos recursos naturais.
Muitas empresas estão buscando associar suas marcar com temas relacionados à sustentabilidade, portanto, a contratação de Gestores Ambientais vem crescendo muito nos últimos anos.
Mas, esse profissional não precisa atuar apenas em empresas privadas. Ele também pode encontrar oportunidades em órgãos públicos e do terceiro setor. Então, para te ajudar a entender um pouco mais as áreas de atuação, separamos as principais atividades desempenhadas pelos Gestores Ambientais. Confira:
É função do gestor ambiental realizar saídas de campo para investigar áreas desmatadas ou contaminadas. Dessa forma, ele também é responsável pela elaboração de relatórios sobre a situação das áreas analisadas e criação de programas para a recuperação da biodiversidade.
No âmbito da educação, o Gestor Ambiental é o profissional que cria programas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, além disso, ele pode coordenar e implementar programas de conscientização em escolas, empresas, ou para a população em geral.
Ele também pode elaborar materiais educativos ou dar palestras sobre temas ambientais, ensinando os cidadãos sobre como adotar atitudes mais sustentáveis em sua rotina.
O profissional formado em Gestão Ambiental também é o responsável por acompanhar o processo de exploração dos recursos naturais, com o objetivo de garantir que a técnica utilizada seja a mais adequada e que gere menos impacto ao meio ambiente.
Quando falamos em extração de recursos naturais, ele pode atuar em empresas que atuam com a extração de pedras, água, petróleo e minérios variados.
Uma empresa que pretende adquirir o certificado ISO 14000, precisa adequar todo o processo de produção, emissão de poluentes e gerenciamento de resíduos, atuando de acordo com a legislação do país e as normas estabelecidas pela International Organization for Standardization, a ISO. O profissional responsável por implementar estas mudanças é o gestor ambiental.
O profissional formado em Gestão Ambiental também pode atuar em órgãos públicos, como ministérios, secretarias municipais e estaduais de meio ambiente, por exemplo. Atuando nesta área, o gestor ambiental pode compor equipes que se encarregam de definir políticas públicas para promover a recuperação do meio ambiente.
Por fim, o Gestor Ambiental também pode atuar com geoprocessamento, que é o tratamento de dados e informações geográficas, obtidos por meio de programas específicos para esse fim. Sendo assim, o gestor ambiental vai utilizar essas informações para elaborar os projetos de gerenciamento urbano, ocupação humana, redes de infraestrutura etc.
Então, agora que você já sabe o que faz um Gestor Ambiental, precisamos falar sobre o curso que forma esses profissionais. Portanto, aqui você vai encontrar todas as informações necessárias sobre essa graduação.
A graduação ead em Gestão Ambiental tem 2 anos de duração e ela pode ser concluída em 24 ou 32 meses. Durante esse tempo, o aluno vai ter acesso a todas as disciplinas essenciais para uma formação de qualidade, com uma metodologia desenvolvida para que ele tenha a melhor qualidade de ensino.
Então, para te ajudar a entender melhor o que você vai aprender no Curso de Gestão Ambiental a distância, trouxemos toda a grade curricular do curso. Confira:
Semestre 1
Semestre 2
Semestre 3
Semestre 4
Ao todo, a carga horária total do curso é de 1720 horas.
Como já dissemos, a metodologia de ensino criada pelo EAD Premium Unifacvest garante a melhor qualidade de ensino aos alunos matriculados. Aqui você encontra um material didático impresso e produzido pelos autores/professores especialmente para cada disciplina. As videoaulas e as provas também são elaboradas pelos mesmos autores/professores. Assim, você não tem dúvidas ao estudar os conteúdos, pois eles se completam.
Com todas essas vantagens, já deu para notar que o curso de Gestão Ambiental EAD é o ideal para você, não é mesmo?
Quer saber mais sobre o curso de Gestão Ambiental? Leia também:
Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:
Olá boa tarde!!
Sim tenho interesse em saber mais sobre gestão ambiental.
Agradeço
Vera Ramos