BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
25 de maio de 2021

O que faz um profissional formado em Gestão Ambiental?

Tem interesse pelo curso de Gestão Ambiental e quer saber mais sobre as áreas de atuação do profissional formado nessa área? Então você veio ao lugar certo! Aqui você vai descobrir o que faz um Gestor Ambiental e como é o curso de Tecnologia EAD.

Primeiramente é preciso destacar que a procura por parte das empresas por esses profissionais cresceu muito nos últimos anos. Uma pesquisa realizada em 2019 mostrou que 87% dos brasileiros dão preferência para produtos que sejam de origem sustentável e 70% deles não se incomodam em pagar mais por esses produtos. Então, a busca por Gestores Ambientais cresceu muito, para que as empresas possam ajustar suas produções.

O que é Gestão Ambiental?

Saber do que se trata o curso e a profissão é o primeiro passo para entender o que faz um Gestor Ambiental.

De acordo com a Resolução nº 306/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, gestão ambiental é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação de um sistema de gestão ambiental.

Dessa forma, é possível dizer que se trata de um método de administração empresarial que tem como prioridade o desenvolvimento sustentável. A Gestão Ambiental trabalha na conscientização de profissionais e empresas, com o objetivo de adotarem comportamentos e práticas administrativas que eliminem ou reduzam consideravelmente o impacto ambiental causado pelas atividades corporativas nos recursos da natureza.

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de Gestão Ambiental?

Sim! Para atuar como Gestor Ambiental é preciso concluir o Curso Tecnológico em Gestão Ambiental. Mas, apenas o profissional com essa graduação é apto a exercer a profissão.

O que faz o profissional de Gestão Ambiental?

Você sabe, exatamente, em quais áreas o Gestor Ambiental pode atuar? Então, continue acompanhando esse texto e descubra tudo o que você precisa saber!

De forma geral, podemos dizer que o papel do profissional formado em Gestão Ambiental é o de atuar como um administrador do meio ambiente, pois ele é quem toma decisões relacionadas ao impacto e exploração dos recursos naturais.

Muitas empresas estão buscando associar suas marcar com temas relacionados à sustentabilidade, portanto, a contratação de Gestores Ambientais vem crescendo muito nos últimos anos.

Mas, esse profissional não precisa atuar apenas em empresas privadas. Ele também pode encontrar oportunidades em órgãos públicos e do terceiro setor. Então, para te ajudar a entender um pouco mais as áreas de atuação, separamos as principais atividades desempenhadas pelos Gestores Ambientais. Confira:

Diferentes áreas para o profissional de Gestão Ambiental

Recuperação de áreas degradadas

É função do gestor ambiental realizar saídas de campo para investigar áreas desmatadas ou contaminadas. Dessa forma, ele também é responsável pela elaboração de relatórios sobre a situação das áreas analisadas e criação de programas para a recuperação da biodiversidade.

Educação ambiental

No âmbito da educação, o Gestor Ambiental é o profissional que cria programas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, além disso, ele pode coordenar e implementar programas de conscientização em escolas, empresas, ou para a população em geral.

Ele também pode elaborar materiais educativos ou dar palestras sobre temas ambientais, ensinando os cidadãos sobre como adotar atitudes mais sustentáveis em sua rotina.

Extração de Recursos Naturais

O profissional formado em Gestão Ambiental também é o responsável por acompanhar o processo de exploração dos recursos naturais, com o objetivo de garantir que a técnica utilizada seja a mais adequada e que gere menos impacto ao meio ambiente.

Quando falamos em extração de recursos naturais, ele pode atuar em empresas que atuam com a extração de pedras, água, petróleo e minérios variados.

Certificação

Uma empresa que pretende adquirir o certificado ISO 14000, precisa adequar todo o processo de produção, emissão de poluentes e gerenciamento de resíduos, atuando de acordo com a legislação do país e as normas estabelecidas pela International Organization for Standardization, a ISO. O profissional responsável por implementar estas mudanças é o gestor ambiental.

Elaboração de políticas públicas

O profissional formado em Gestão Ambiental também pode atuar em órgãos públicos, como ministérios, secretarias municipais e estaduais de meio ambiente, por exemplo. Atuando nesta área, o gestor ambiental pode compor equipes que se encarregam de definir políticas públicas para promover a recuperação do meio ambiente.

Geoprocessamento

Por fim, o Gestor Ambiental também pode atuar com geoprocessamento, que é o tratamento de dados e informações geográficas, obtidos por meio de programas específicos para esse fim. Sendo assim, o gestor ambiental vai utilizar essas informações para elaborar os projetos de gerenciamento urbano, ocupação humana, redes de infraestrutura etc.

Curso de Gestão Ambiental EAD

Então, agora que você já sabe o que faz um Gestor Ambiental, precisamos falar sobre o curso que forma esses profissionais. Portanto, aqui você vai encontrar todas as informações necessárias sobre essa graduação.

Quanto tempo dura o curso?

A graduação ead em Gestão Ambiental tem 2 anos de duração e ela pode ser concluída em 24 ou 32 meses. Durante esse tempo, o aluno vai ter acesso a todas as disciplinas essenciais para uma formação de qualidade, com uma metodologia desenvolvida para que ele tenha a melhor qualidade de ensino.

Então, para te ajudar a entender melhor o que você vai aprender no Curso de Gestão Ambiental a distância, trouxemos toda a grade curricular do curso. Confira:

O que se estuda no Curso de Gestão Ambiental EAD

Semestre 1

  • Introdução às Ciências Sociais
  • Empreendedorismo
  • Prática Textual em Língua Portuguesa
  • Sociologia Geral
  • Economia e Mercado
  • Gestão de Pessoas

Semestre 2

  • Direito Empresarial
  • Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
  • Fundamentos de Administração
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras
  • Fundamentos de Contabilidade
  • Matemática Financeira
  • Sistemas de Informações Gerenciais
  • Atividade Integradora I

Semestre 3

  • Direito e Legislação Ambiental
  • Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental
  • Ecologia Geral
  • Educação Ambiental
  • Climatologia
  • Planejamento Urbano e Meio Ambiente
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Tópicos Especiais

Semestre 4

  • Poluição de Solo, Atmosfera e Águas Continentais
  • Saneamento e Saúde Ambiental
  • Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Qualidade da Água e do Ar
  • Fontes de Controle de Poluição Ambiental
  • Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental
  • Atividade Integradora II
  • Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo)

Ao todo, a carga horária total do curso é de 1720 horas.

Como já dissemos, a metodologia de ensino criada pelo EAD Premium Unifacvest garante a melhor qualidade de ensino aos alunos matriculados. Aqui você encontra um material didático impresso e produzido pelos autores/professores especialmente para cada disciplina. As videoaulas e as provas também são elaboradas pelos mesmos autores/professores. Assim, você não tem dúvidas ao estudar os conteúdos, pois eles se completam.

Com todas essas vantagens, já deu para notar que o curso de Gestão Ambiental EAD é o ideal para você, não é mesmo?

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer saber mais sobre o curso de Gestão Ambiental? Leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!