17 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Negócios Imobiliários?

O-que-faz-um-profissional-formado-em-Negócios-Imobiliários-1181431924

Quando um aluno se forma em Negócios Imobiliários passará a ter como principal objetivo garantir os melhores contratos e condições para a empresa na qual for contratado, e claro, também para o cliente. Os profissionais da área trabalham com a corretagem e são responsáveis ainda pelas vendas, compras e locações dos imóveis, sejam eles residenciais, comerciais, terrenos, enfim. Além disso, também têm como atribuições analisar o estado de conservação, avaliar o valor de mercado e conferir toda a documentação pertinente ao imóvel.

No que diz respeito às áreas nas quais um profissional graduado em Negócios Imobiliários a distância pode atuar, podemos citar principalmente, embora não sejam as únicas: corretagem de imóveis, consultoria imobiliária, administração de condomínios, e construção civil.

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de Negócios Imobiliários?

O profissional formado em Negócios Imobiliários tem papel fundamental dentro de qualquer empresa do ramo, mas principalmente na vida do cliente que está em busca de um imóvel para realizar o sonho de ter um lar ou de abrir um negócio. Porém, apesar de parecer óbvio, existe ainda uma dúvida em relação a essa função que é bastante comum: é preciso ter curso superior para atuar na área? Então vamos dedicar as próximas linhas deste texto para falar exatamente sobre isso.

Os formados nesse curso superior encontram a maior parte das oportunidades de trabalho sendo oferecidas por imobiliárias e incorporadoras, porém, é bastante comum que também se atue de forma autônoma, assessorando o cliente no decorrer de todo o processo que envolva a compra, locação ou venda de um imóvel. O tecnólogo em Negócios Imobiliários pode ainda atuar na indústria da construção civil, nos escritórios de advocacia que tenham como campo de atendimento a área imobiliária, em administradoras condominiais, enfim.

Detalhando um pouco mais os ramos de atuação que mais oferecem oportunidades a esses profissionais, e sobre os quais falamos rapidamente no início do post, a corretagem de imóveis, é com certeza a função mais conhecida, pois é o “linha de frente”, aquele que efetivamente apresenta os imóveis, e é responsável pelo efetivo fechamento do negócio. A consultoria imobiliária, tem papel semelhante ao do corretor, já que também intermedia negociações, porém, também colabora para a tomada de decisão do cliente, uma vez que expressa opinião profissional sobre o imóvel. A administração de condomínios, de forma resumida, seria um síndico que não reside no condomínio ou no prédio, e é contratado para lidar com a parte administrativa, jurídica e contábil. E construção civil, onde há especialização na realização do estudo de mercados antes do início da construção dos empreendimentos propriamente dita, sejam eles residenciais ou comerciais.

E sobre essas e outras áreas de atuação é visto nas disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Negócios Imobiliários a distância. E isso responde a pergunta que dá título a este tópico. Portanto, para atuar como um profissional da área é sim necessário e fundamental matricular-se e concluir uma faculdade. E apenas quem possui um diploma pode realizar o registro no Conselho Regional de Imóveis (Creci), que é obrigatório para poder atuar.

negócios imobiliários ead

Quanto tempo dura o curso?

O curso de Tecnologia em Negócios Imobiliários EAD precisa ter, por determinação do Ministério da Educação (MEC), duração mínima de dois anos, ou 24 meses. Portanto esteja sempre atento a esse detalhe, e caso alguma instituição venha a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo, desconfie e não aceite sob nenhuma circunstância, pois esse é um descumprimento gravíssimo às normas, e que pode te causar problemas, uma vez que nesse caso, o seu diploma não será legalmente válido.

Durante os quatro semestres nos quais a grade curricular é dividida, você será apresentado a uma série de disciplinas que terão extrema importância para sua carreira, não apenas pelo fato de te apresentarem efetivamente ao universo dos Negócios Imobiliários, como também por servirem de instrumentos essenciais a serem utilizados durante sua atuação na área. São elas:

1º Semestre:

• Estratégia de Marketing em Negócios Imobiliários
  • Legislação e Políticas Urbanas
  • Administração de Condomínios

Além de, claro, precisar conquistar a aprovação fazendo as provas de cada uma das disciplinas acima citadas, no curso tecnológico do EAD Premium Unifacvest há ainda a necessidade de que sejam realizadas as Atividades Complementares (que já estará disponível a partir do 1º módulo) e as Atividades Integradoras (no 2º e 4º semestres).

Porém, aquele que é um dos maiores causadores de ansiedade entre os alunos de ensino superior, o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, não precisa ser produzido na faculdade de Negócios Imobiliários a distância.

Da mesma forma que também não é obrigatório passar por estágio supervisionado, mas para um melhor entendimento da função, e claro, para adquirir experiência antes mesmo de ingressar efetivamente no mercado de trabalho, apesar da não-obrigatoriedade essa pode ser uma excelente opção.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Negócios Imobiliários? Então com certeza você vai gostar de se informar acessando abaixo outros posts especialmente produzidos para deixar ainda mais clara a sua vontade de tornar-se um profissional da área:

Conheça mais sobre alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest e o que fazem os profissionais formados neles: