BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
16 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Geografia?

Hoje você vai saber tudo sobre como é se tornar um profissional formado em Geografia, qual é o curso necessário para seguir uma carreira acadêmica nessa área, quanto tempo dura esse curso e muito mais!

É preciso ter curso superior para atuar como professor de Geografia?

Fique sabendo que é necessário ter curso de licenciatura em geografia para poder dar aulas em escolas públicas e particulares. Afinal, é durante os quatro anos de ensino do curso de licenciatura específica que o estudante aprenderá a teoria e a prática necessária para enfrentar os desafios da profissão. E ainda, durante a licenciatura além do conteúdo teórico, o aluno costuma passar por um estágio supervisionado, realiza atividades complementares e também um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Então, se você está pensando em seguir a carreira de professor de geografia, aposte em um curso de licenciatura na área. Mas lembre-se, na hora de procurar uma instituição de ensino para estudar, confira se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que tornará o seu diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Quanto tempo dura o curso de geografia?

A faculdade de licenciatura em Geografia dura 4 anos e o curso é dividido em 8 semestres. A carga horária total do curso de geografia é de 3.200 horas distribuídas em quatro anos. Nos primeiros 4 semestres as disciplinas envolvem História da Educação, Prática Textual em Língua Portuguesa, Formação Docente para a Diversidade, Filosofia da Educação, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Sociologia da Educação, Fundamentos e História da Geografia, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica, Didática, Educação e Ludicidade, Currículo e Planejamento na Educação Básica, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Educação Ambiental e Cidadania, Biogeografia e Impactos Ambientais, Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Fundamental, Direitos Humanos e relações Étnico-Raciais, Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Médio, Organização do Espaço Mundial, Antropologia Cultural, Fundamentos da Geologia, e Geografia Regional do Brasil.

Já nos quatro semestres finais, as disciplinas tratam de Geografia Física, Introdução Á Cartografia, Geografia Urbana, Transversalidade na Educação, Geografia da População, Geografia Rural, Geografia Política Econômica e Industrial, Avaliação de Aprendizagem, Geomorfologia, Climatologia, Gestão Educacional, Direitos educacionais de Crianças e Adolescentes, Introdução às Geotecnologias, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Tópicos Especiais e Análise Espacial.

Por fim, além das matérias descritas acima, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares (estas podem ser realizadas já a partir do primeiro período da faculdade). E ainda, existem também as Atividades Integradoras e Atividades Formativas ao longo dos quatro anos, para reflexão sobre as disciplinas estudadas até o momento. Para finalizar será necessário realizar ainda um Estágio Supervisionado, relacionando os conteúdos aprendidos com a prática da futura carreira.

Qual é o perfil do profissional formado em Geografia?

É preciso destacar que quem deseja seguir carreira na área de geografia deve ser curioso, pois irá se aprofundar em assuntos que envolvem a relação humana com a natureza. Um diferencial para este profissional também é o apreço por estar no ambiente de estudo, seja a cidade ou o campo.

Entre as principais características do perfil do profissional de geografia, podemos citar ainda que é importante também ser observador, para estar sempre atento aos detalhes que poderão levar a criação de teorias que, por exemplo, expliquem os fenômenos climáticos.

Para quem pretende atuar na área acadêmica, como professor, é necessário cursar licenciatura em geografia. Mas, além de trabalhar como professor, quem possui um curso superior em geografia pode atuar com geoprocessamento, cartografia digital, ecoturismo, geopolítica, planejamento ambiental e agrícola e por fim com sensoriamento remoto.

O que faz uma pessoa formada em Geografia?

Saber o que faz uma pessoa formada em Geografia antes de efetivamente ingressar na faculdade de Geografia EAD também é muito importante. Pois, assim você conhece as possíveis áreas de atuação e conclui se a profissão é ou não aquilo que você busca para seu futuro.

Fique sabendo que quem se forma em um curso de Licenciatura em Geografia inicialmente pode dar aulas para turmas de ensino fundamental e ensino médio. Também é possível dar aulas para turmas de ensino superior, desde que inclua em seu currículo algumas especializações, como uma pós-graduação.

E caso além do diploma de Licenciatura em Geografia EAD você também decida ir em busca de um bacharelado na mesma área, poderá ainda atuar em Geoprocessamento, Ecoturismo, Geopolítica, Planejamento Ambiental, Sensoriamento Remoto, colaborando na produção de livros e outros materiais didáticos, isso para citar apenas algumas opções.

Enfim, uma pessoa formada em Geografia tem um grande leque de possibilidades para ter sucesso na carreira.

Qual é a melhor faculdade para cursar Licenciatura em Geografia

Podemos afirmar com toda a certeza o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer o seu curso de Licenciatura em Geografia ead e obter seu diploma para dar aulas de geografia.

O material didático da Unifacvest é elaborado por autores. Isso significa que eles têm domínio completo sobre aquilo que escrevem! É o mesmo autor que escreve o livro e grava as videoaulas explicando o que escreveu e elabora as questões da prova. Por isso o aluno estuda sem ter dúvidas.

Todo o conteúdo também está disponível no formato online. E ainda, cada disciplina do curso de geografia contém um livro impresso, evitando que o aluno dependa exclusivamente do acesso a internet para poder estudar.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de geografia ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!