BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
14 de junho de 2021

O que é Licenciatura em Geografia?

Hoje vamos te contar o que é a Licenciatura em Geografia, neste curso você aprenderá tudo sobre Fundamentos e História da Geografia; Biogeografia e Impactos Ambientais; Metodologia do Ensino de Geografia para Ensino Fundamental e Médio; Geografia Regional do Brasil; Geografia Política, Econômica e Industrial; Climatologia e diversas outras matérias ao longo de quatro anos.

Mas antes, vamos te explicar como começaram os estudos de geografia, quais são as áreas de atuação, e qual curso é melhor fazer (licenciatura ou bacharelado). Confira a seguir!

História da Geografia

Em primeiro lugar, fique sabendo que a Geografia é uma das mais antigas ciências desenvolvidas pela civilização ocidental. Seus conceitos básicos foram desenvolvidos na Grécia Antiga, tanto como ciência quanto como método de pensamento filosófico. Inicialmente era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Os maiores contribuintes deste início do desenvolvimento da geografia foram Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.

Depois, com a expansão grega promovida por Alexandre o Grande, o interesse pelo estudo das novas terras colonizadas aumentou consideravelmente, em especial pelos fatores práticos que o conhecimento em geografia proporcionava, como incremento das técnicas de navegação, que contribuiriam para uma atividade uma comercial mais intensa, bem como melhoramentos que ela adicionava à agricultura, indicando épocas, climas e solos ideais para melhorar o cultivo.

Seguindo, no período de auge do Império Romano, a geografia contribuiu com diversos conhecimentos, como por exemplo o chamado “périplo”, ou seja, a descrição dos portos, rotas e escalas que os navegantes dispunham na época para realizar o comércio necessário para o funcionamento do Império, e também, para garantir proteção militar. Podemos citar dois exemplos de obras dedicadas a este segmento da matéria geográfica que sobrevivem nos dias atuais: o “Périplo do cartaginês Hanão, o navegador”, e outra de autor não identificado. o “Périplo do Mar Eritreu” (Mar Eritreu é como os gregos chamavam o Mar Vermelho).

Os próximos a se destacarem no conhecimento geográfico foram os árabes, com a queda do Império Romano do Ocidente, eles realizaram a tradução de muitas das obras chaves da geografia grega, bem como obras originais de Al Idrisi ou Ibn Batutta, que percorreram todo o norte da África e Ásia.

No século XVI vieram as explorações realizadas pelos portugueses, elas deram um novo impulso à exploração e conhecimento de diferentes regiões do globo e foram em grande parte inspiradas por obras de viajantes como Marco Polo (que conheceu boa parte do Oriente Médio e Extremo) e causou impressões fortes em muitos.

Mas foi a partir de século XVIII que a geografia passou a ser reconhecida como disciplina, recebendo a atenção de grandes intelectuais como Kant, Montesquieu, Goethe, que desenvolveram a chamada “geografia social”. E 100 anos mais tarde, surgiu a Escola Alemã, com o conceito de determinismo, que ligava o clima ao desenvolvimento intelectual do ser humano.

Por fim, na década de 30 do século XX, o que predominou foram as ideias da Escola Francesa e o conceito de possibilismo, que estabelecia que as escolhas feita pelo ser humano levariam ao seu respectivo desenvolvimento cultural. A partir de então, a geografia passa a adotar regularmente conhecimentos acessórios como a estatística, além de novos equipamentos, como o computador e o satélite.

Diferentes áreas da Geografia

Um profissional formado em um curso de licenciatura em geografia pode atuar como professor no ensino fundamental, médio e superior.

E se cursar uma graduação com bacharelado, pode seguir carreira como geógrafo, realizando estudos nas cidades ou na natureza.

Entre as principais áreas de atuação na geografia podemos citar:

  • Geoprocessamento e Cartografia Digital – o profissional trabalha com mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, sistemas de informações geográficas e banco de dados.
  • Ecoturismo – o profissional organiza excursões em parques ecológicos e áreas de preservação. Atua como guia oferece informações técnicas.
  • Ensino – o profissional ministra aulas em todos os níveis de ensino ou elabora material didático (livros, mapas, videoaulas, entre outros).
  • Geografia Humana – o profissional estuda assuntos relacionados a desigualdade social, concentração populacional e os efeitos da atividade humana no planeta.
  • Geopolítica – o profissional estuda a parte política, os acordos entre nações, os conflitos, entre outros.
  • Planejamento Agrícola – o profissional planeja a ocupação de um lugar, com objetivo de minimizar os impactos na natureza.
  • Planejamento Ambiental – o profissional planeja a gestão territorial junto de arquitetos, biólogos e antropólogos com o objetivo de organizar o uso do solo, mobilidade, estruturação urbana, etc.
  • Sensoriamento Remoto – o profissional analisa imagens enviadas por satélites para levantar informações sobre solo, relevo e realiza elaboração de mapas.

Qual curso fazer: bacharelado ou licenciatura?

Podemos afirmar com toda a certeza que para quem sonha em atuar na área de geografia um curso superior de licenciatura é a melhor opção para obter uma boa colocação no mercado de trabalho. Uma licenciatura em geografia possibilitará diversos conhecimentos e habilidades extremamente importantes para o exercício da profissão.

Ter esse conhecimento é muito importante antes de efetivamente ingressar na faculdade. São várias diferenças, mas apenas uma que realmente tem relevância e é fator determinante na hora de fazer a escolha. A maior parte daqueles que decidem fazer um curso superior de Geografia EAD tem um objetivo em comum, que é dar aulas. Mas só quem tem um diploma de licenciatura em Geografia EAD estará habilitado para isso, pois apenas em sua grade curricular constam disciplinas de cunho pedagógico.

Por isso, o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer o seu curso de Licenciatura em Geografia ead e obter seu diploma para dar aulas de geografia.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de geografia ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!