25 de maio de 2021

O que faz um profissional formado em Gestão de Recursos Humanos?

Quando um aluno se forma em Gestão de Recursos Humanos passará a ser um profissional que terá como principal atribuição o gerenciamento de pessoas. Mas por favor, não devemos confundir essa função com a de Gestão de Pessoas, que é a área que busca uma maior humanização por parte das organizações para com seus funcionários. A responsabilidade de um Gerente de RH não se limita apenas ao recrutamento, como muitos erroneamente acham, ela se estende também à seleção e treinamento dos profissionais, elaboração de planos de cargos e carreira, administração do pagamento de salários, controle de serviços prestados por terceiros, desenvolvimento de atividades em equipe, enfim.

No que diz respeito às áreas nas quais um profissional graduado em Gestão de RH a distância pode atuar, podemos citar principalmente, embora não sejam as únicas: Consultoria de Recursos Humanos; Departamento Pessoal; Recrutamento e Seleção; e Treinamento e Desenvolvimento. E dentro delas a maior quantidade de oportunidades se concentra em funções como Analista de Recursos Humanos; Analista de Treinamento e Capacitação; Assistente de Departamento Pessoal; Consultor de Recursos Humanos; Gerente/Diretor de Recursos Humanos; Gestor de Recrutamento e Seleção; Supervisor de Cargos, Salários e Carreiras.

São incontáveis as empresas que existem em nosso país, dos mais diversos tamanhos e segmentos, e todas elas, sem exceção, precisam de uma boa gestão de Recursos Humanos, seja ela parte integrante da própria empresa ou terceirizada. Portanto, saiba que essa área está certamente elencada dentre as que mais emprega.

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de Gestão de Recursos Humanos?

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos tem papel fundamental dentro de qualquer empresa, independente de seu tamanho. Porém, apesar de parecer óbvio, existe ainda uma dúvida em relação a essa função que é bastante comum: é preciso ter curso superior para atuar na área? Então vamos dedicar as próximas linhas deste texto para falar exatamente sobre isso.

Antes de mais nada é extremamente importante que destaquemos algumas das atribuições que esse profissional possui, que vale relembrar o que já havíamos dito no início da postagem, vão muito além de apenas ser responsável pela seleção e recrutamento de funcionários.

O Gerente de Recursos Humanos, ou Gestor, como preferir, também gerencia e treina os contratados, da mesma forma que é responsável pelas folhas de pagamento, definição de políticas e procedimentos de gestão de pessoas, enfim. Não somente essas, mas todas as outras práticas desempenhadas por esse profissional só são possíveis quando se aprende a, como o nome da função deixa explícito, gerir pessoas, quando se conhece sobre comunicação empresarial e comportamento organizacional, quando se entende sobre gestão estratégica e demais procedimentos relacionados.

Ou seja, disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Gestão de Recursos Humanos a distância. E isso responde nossa pergunta. Portanto, para atuar como um profissional de RH é sim necessário e essencial fazer uma faculdade.

Quanto tempo dura o curso?

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD precisa ter, por determinação do Ministério da Educação (MEC), duração mínima de dois anos, ou 24 meses. Portanto esteja sempre atento a esse detalhe, e caso alguma instituição venha a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo, desconfie e não aceite sob nenhuma circuntância, pois esse é um descumprimento gravíssimo às normas, e que pode te causar problemas, uma vez que nesse caso, o seu diploma não será legalmente válido.

Durante os quatro semestres nos quais a grade curricular é dividida, você será apresentado a uma série de disciplinas que terão extrema importância para sua carreira, não apenas pelo fato de te apresentarem efetivamente ao universo dos Recursos Humanos, como também por poderem servir de instrumentos efetivos para serem utilizados durante sua atuação na área. São elas:

1º Semestre:

• Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
  • Gestão por Competências
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Além de, claro, precisar conquistar a aprovação fazendo as provas de cada uma das disciplinas acima citadas, no curso tecnológico do EAD Premium Unifacvest há ainda a necessidade de que sejam realizadas as Atividades Complementares (que já estará disponível a partir do 1º módulo) e as Atividades Integradoras (no 2º e 4º semestres).

Porém, aquele que é um dos maiores causadores de ansiedade entre os alunos de ensino superior, o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, não precisa ser produzido na faculdade de Gestão de RH a distância.

Da mesma forma que também não é obrigatório passar por estágio supervisionado, mas para um melhor entendimento da função, e claro, para adquirir experiência antes mesmo de ingressar efetivamente no mercado de trabalho, apesar da não-obrigatoriedade essa pode ser uma excelente opção.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Gestão de Recursos Humanos? Então com certeza você vai gostar de se informar acessando abaixo outros posts especialmente produzidos para deixar ainda mais clara a sua vontade de tornar-se um profissional de RH:

Conheça mais sobre alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest e o que fazem os profissionais formados neles: