24 de maio de 2021

O que se estuda em Gestão de Recursos Humanos?

Como você já viu em uma de nossos postagens anteriores aqui do blog EAD Premium Unifacvest, o curso de Gestão RH tem por missão ensinar aos futuros profissionais o conjunto de métodos, habilidades e práticas com o objetivo de desenvolver e potencializar o capital humano de uma empresa, e claro, também gerenciar de maneira eficiente os comportamentos, de modo a aproveitar da melhor forma os diferentes talentos e características dos membros que compõem a equipe de colaboradores. Mas antes de contarmos efetivamente o que se estuda em Gestão de Recursos Humanos, vamos te contar um pouco mais sobre a profissão.

Aqueles que se formam em Gestão de Recursos Humanos EAD têm como principal atribuição, como deixa claro o nome da função, o gerenciamento de pessoas. Sua responsabilidade ao ingressar no mercado de trabalho vai além do recrutamento, pois se estende ainda à seleção e treinamento dos profissionais, elaboração de planos de cargos e carreira, administração do pagamento de salários, controle de serviços prestados por terceiros, desenvolvimento de atividades em equipe, e uma série de outras coisas.

Mas até que o diploma seja conquistado, aqueles que ainda estão na dúvida se realmente querem matricular-se no curso perguntam: o que se estuda em Gestão de Recursos Humanos? E é exatamente com o intuito de responder esse questionamento que essa postagem é dedicada.

Duração do curso de Gestão de Recursos Humanos EAD?

A Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, também conhecida por muitos como faculdade de Gestão de RH, é um curso que, ano após ano, tem conquistado um número cada vez maior de novos alunos matriculados, em busca do diploma e, principalmente, do conhecimento. Assim poderão não apenas participar do processo de seleção e gerenciamento das empresas para as quais forem contratados, como também guiar os colaboradores com relação aos objetivos que se pretende atingir.

Entre as várias áreas de atuação existentes para um profissional formado em Gestão de RH a distância podemos citar como sendo as principais: Consultoria de Recursos Humanos; Departamento Pessoal; Recrutamento e Seleção; e Treinamento e Desenvolvimento.

E nessas áreas a maior quantidade de oportunidades costuma se concentrar em funções como Analista de Recursos Humanos; Analista de Treinamento e Capacitação; Assistente de Departamento Pessoal; Consultor de Recursos Humanos; Gerente/Diretor de Recursos Humanos; Gestor de Recrutamento e Seleção; Supervisor de Cargos, Salários e Carreiras.

Devido a grande quantidade de empresas que existem em nosso país, independentemente de seus tamanhos e, consequentemente, ao fato de todas elas necessariamente precisarem de um trabalho de gerência de Recursos Humanos, seja ele interno ou terceirizado, essa é uma das áreas que mais emprega no Brasil. Portanto, se a facilidade em se colocar no mercado de trabalho é um dos requisitos básicos para que escolha se matricular no curso, fique tranquilo, pois na Gestão de RH você estará muito bem servido.

Agora vamos então finalmente responder a pergunta que intitula esse tópico, a faculdade de Gestão de Recursos Humanos EAD tem duração mínima de dois anos, ou 24 meses, como preferir, que são divididos num total de quatro semestres.

Aqui vai uma dica importante: Se alguma instituição vier a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo que o informado no parágrafo anterior, ou seja, desconfie e não aceite, pois esse é um descumprimento muito grave às normas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), que pode te causar problemas, já que nesse caso o diploma não terá validade.

Qual a grade curricular do curso?

Agora que você já sabe quanto tempo precisará dedicar até efetivamente tornar-se um profissional de Recursos Humanos, chegou a hora de saber o que irá estudar ao longo desses pelo menos dois anos. A partir de agora contaremos, semestre por semestre, quais são as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

1º Semestre:

• Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
  • Gestão por Competências
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Além da necessidade de ser aprovado nas provas de todas as fundamentais disciplinas acima listadas, no curso tecnólogo do EAD Premium Unifacvest haverá ainda a necessidade de realizar Atividades Complementares (que já poderão ser realizadas a partir do 1º semestre) e Atividades Integradoras (no 2º e 4º semestres).

Em contrapartida, um dos maiores causadores de ansiedade em quem faz uma faculdade, o Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente TCC, não precisa ser produzido na Tecnologia em Gestão de RH a distância. Da mesma forma que também não é obrigatório passar por estágio supervisionado.

E é dessa forma que você aprenderá todo o necessário para tornar-se um profissional de excelência e garantir ao seu futuro empregador um padrão de qualidade no departamentos de recursos humanos, uma vez que será um Gestor de RH com papel extremamente estratégico, não preocupado apenas na busca e retenção dos melhores profissionais para a organização, mas também em cuidar das demandas das pessoas que dela fazem parte, além de suas necessidades e objetivos.

Portanto, agora é com você. Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos relacionados a área de Gestão de Recursos Humanos? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais sobre o que se estuda alguns dos vários outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest: