9 de fevereiro de 2024

O que se estuda em Geografia?

Hoje vamos te contar o que se estuda em geografia, mas antes de falar sobre o assunto, é preciso lembrar que todos os cursos de licenciatura preparam seus estudantes para a área em questão, mas também para o ensino da profissão. E com a licenciatura em geografia não é diferente.

Por isso, ao optar por cursar uma licenciatura em geografia, para se tornar um futuro professor, terá acesso a disciplinas como: História da Educação; Formação Docente para a Diversidade; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; além de muitas outras relacionadas à docência.

Mas não é só isso, entre o que se estuda na Licenciatura em Geografia, também há disciplinas relacionadas a área. Como, por exemplo: Biogeografia e Impactos Ambientais, Antropologia Cultural, Educação Ambiental e Cidadania, Introdução à Cartografia, Geografia Rural, Climatologia e muito mais. Dessa forma, depois de obter o diploma na área, será possível juntar o conhecimento específico de geografia com os aprendizados educacionais.

Lembrando ainda, que além das matérias, provas e trabalhos, também será necessário passar pelo estágio supervisionado. E essa é uma etapa muito importante para colocar em prática o conhecimento e ter uma prévia de como será o trabalho na área de geografia. E também é necessário realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), projeto muito importante que vale a aprovação no curso superior.

Pós-graduação indicada para licenciado em Geografia

Depois da formação superior em geografia uma excelente opção para progredir na carreira é cursar uma pos graduação em geografia. Por isso, separamos algumas indicações de cursos para essa área. Afinal, há alguns cursos que estão em alta e trazem um bom investimento intelectual na carreira profissional, e por isso são as melhores opções. Por exemplo, podemos sugerir os cursos de pós em:

o-que-se-estuda-em-geografia-v3

Depois de formado em uma licenciatura, quando um professor opta por complementar o seu conhecimento com uma pos graduação em geografia com toda a certeza ficará muito mais bem preparado para enfrentar os desafios diários da profissão e também poderá contribuir para uma educação melhor. Além disso, depois de completar a pós, será possível progredir na carreira conquistando um cargo mais alto e uma remuneração muito mais atrativa.

O que se estuda em Geografia – grade curricular

Agora vamos detalhar toda a grade curricular para você saber o que se estuda em licenciatura em geografia. Em primeiro lugar é preciso destacar que a carga horária total do curso de licenciatura nesta área é de 3.200 horas distribuídas em quatro anos. Neste link, você consegue conferir toda a grade curricular de geografia na Unifacvest!

Confira uma aula demonstrativa do curso referente ao conteúdo de Fundamentos da Geologia:

Por fim, além das matérias acima descritas, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final dos 4 anos. E entregar 200 horas de Atividades Complementares, que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade.

É importante destacar ainda que o estágio pode fazer muita diferença na formação de licenciatura em geografia. E se você tem dúvida se o estágio realmente é obrigatório e necessário, fique sabendo que essa é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes do curso, pois é nela que você será introduzido à realidade da profissão na área de geografia.

É com essa experiência do estágio que será possível realmente aprender na prática algumas habilidades essenciais para compreender sua futura carreira como professor ou professora na disciplina de geografia, seja no ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior. E ainda, você deve saber que o estágio supervisionado é obrigatório no curso superior de licenciatura em geografia. O total necessário para obter o diploma de licenciado em geografia é de 400 horas de carga horária de estágio supervisionado a serem cumpridas. Essas 400 horas são divididas em duas parcelas de 200 horas cada, sendo uma cursada no 5º semestre e outra no 7º semestre.

Onde cursar Licenciatura em Geografia

Com toda a certeza o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer o seu curso de Licenciatura em Geografia ead e obter seu diploma para dar aulas de geografia.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de geografia ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead: