BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
6 de março de 2024

O que é Gestão de Recursos Humanos?

Gestão de Recursos Humanos nada mais é que um conjunto de métodos, habilidades e práticas cujo objetivo é desenvolver e potencializar o capital humano de uma empresa, e claro, também gerenciar de maneira eficiente os comportamentos, conseguindo aproveitar da melhor forma os diferentes talentos e características dos membros que compõem a equipe de colaboradores.

A finalidade da Gestão de RH, como também é conhecida, dentro de uma empresa é fazer a seleção e gerenciamento, além de guiar os colaboradores com relação aos objetivos que se pretende atingir. Ela também é responsável por aquisição, desenvolvimento, boa utilização e retenção de talentos para a organização.

Neste post temos como objetivo te deixar ainda mais inteirado não apenas em relação a Gestão de Recursos Humanos como um todo, mas também a respeito de como é o curso que forma esses profissionais tão importantes para o bom andamento das empresas, independentemente do seu tamanho. Portanto, você conhecerá a história desse ramo no Brasil, as diferentes áreas de atuação, e claro, como funciona a faculdade de Gestão de Recursos Humanos EAD.

História da Gestão de Recursos Humanos no Brasil

Podemos dizer que, no Brasil, a história da Gestão de RH consiste em cinco fases: Contábil, Legal, Tecnicista, Administrativa e Estratégica. A partir de agora falaremos um pouco mais sobre cada uma delas para que você tenha total noção de tudo pelo que a área passou até chegar ao modo como a conhecemos nos dias de hoje.

  • Fase Contábil

Ela ocorreu até os anos 30, quando a principal preocupação de controle e gerenciamento dos recursos humanos tinha total relação ao praticamente extinto cartão ponto, além de outros registros contábeis que determinavam os custos de mão de obra para o empresariado. As pessoas eram vistas como meros recursos operacionais, sendo contabilizadas como simples números que, caso não gerassem lucro, poderiam ser trocadas ou descartadas.

  • Fase Legal

Já entrando nos 30 e seguindo até os anos 50, ocorreu a consolidação das leis trabalhistas, que passaram a garantir direitos aos trabalhadores na legislação, fato que passou a obrigar as empresas a se adequarem. Foram então criados os chamados Chefes de Departamento Pessoal, cuja responsabilidade era gerenciar as relações de trabalho conforme as leis que citamos anteriormente. Mas apesar dessa significativa mudança, o RH ainda mantinha muito daquela ideia de que as pessoas eram meros recursos.

  • Fase Tecnicista

Chegamos ao período que competia os anos 1950 até 1965, quando houve a implementação da figura do Gerente de Relações Industriais, a utilização do modelo americano de gestão de pessoas e a idealização da cultura organizacional, tudo isso graças ao crescimento da indústria automobilística e a chega das multinacionais. Iniciavam-se então os serviços de treinamento, recrutamento e seleção; os cargos, salários e benefícios; e a preocupação com a saúde e segurança dos funcionários.

  • Fase Administrativa

Essa fase acontece entre 1965 e 1985, período que marcou demais a política e, principalmente, a economia no Brasil. É nela que surge uma peça ainda bastante conhecida nos dias atuais, o Gerente de Recursos Humanos. Esse profissional tinha como característica importante a relação com o sindicato, que começava a ter maior força politicamente falando, consolidando-se ainda mais com as eleições diretas para a Presidência. A partir daí diminuiu-se o foco em procedimentos burocráticos e processos administrativos, para que um tratamento mais humano se tornasse rotina.

  • Fase Estratégica

Finalmente chegamos a quinta e última fase, a Estratégica, que veio após o país passar por uma abertura econômica, que nos inseriu definitivamente no mercado e na concorrência global. Portanto, garantir um padrão de qualidade e excelência passou a ser uma das principais metas dos departamentos de recursos humanos. E assim segue-se até os dias de hoje, quando o Gestor de RH tem papel cada vez mais estratégico dentro das empresas, pois deixou de se preocupar apenas na busca e retenção dos melhores profissionais, para também cuidar das demandas das pessoas e das necessidades e objetivos da organização.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos EAD, como você pôde ver, têm como principal atribuição o gerenciamento de pessoas, como fica evidente no próprio nome da função. Sua responsabilidade vai além do recrutamento, se estendendo também à seleção e treinamento dos profissionais, elaboração de planos de cargos e carreira, administração do pagamento de salários, controle de serviços prestados por terceiros, desenvolvimento de atividades em equipe, isso para citar apenas algumas.

Dentre as áreas que um profissional com diploma de Gestão de RH a distância pode atuar estão: Consultoria de Recursos Humanos; Departamento Pessoal; Recrutamento e Seleção; e Treinamento e Desenvolvimento.

E dentro desses segmentos a maior quantidade de oportunidades se concentra em cargos como Analista de Recursos Humanos; Analista de Treinamento e Capacitação; Assistente de Departamento Pessoal; Consultor de Recursos Humanos; Gerente/Diretor de Recursos Humanos; Gestor de Recrutamento e Seleção; Supervisor de Cargos, Salários e Carreiras.

Devido a grande quantidade de empresas que existem em nosso país, sejam elas pequenas, médias ou grandes e, consequentemente, ao fato de que todas elas precisam de um trabalho de gerência de Recursos Humanos, seja da própria empresa ou terceirizado, essa área é sempre muito aquecida, sendo certamente uma das que mais emprega.

Como é o curso de Tecnologia em Gestão de RH?

Para atuar em qualquer uma das áreas que relatamos anteriormente é necessário ter um diploma. E esse documento, como você bem sabe, só é conquistado por aqueles que fazem uma graduação. E o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos que te deixará pronto para ingressar no mercado de trabalho já com o conhecimento que será necessário, você encontra no EAD Premium Unifacvest.

Durante os pelo menos quatro anos, ou 24 meses, que compõem o curso, o aluno é introduzido a disciplinas de extrema importância, são elas: Introdução às Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Sociologia Geral; Economia e Mercado; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Gestão de Pessoas; Legislação Empresarial; Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais; Comunicação Empresarial; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Introdução à Administração; Recrutamento e Seleção de Pessoas; Sistemas de Informações Gerenciais; Comportamento Organizacional; Recursos Humanos: Fundamentos e Processos; Educação Ambiental e Cidadania; Ética e Responsabilidade Profissional; Legislação e Processos Trabalhistas; Liderança e Desenvolvimento de Equipes; Gestão de Remuneração e Benefícios em Cargos e Salários; Avaliação do Desempenho de Pessoas; Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Gestão por Competências; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

Como você pôde ver, todos são assuntos indispensáveis para um bom entendimento do que é a profissão de Gestor de RH, sendo inclusive muitos deles utilizados no decorrer da carreira, independente da área ou setor de atuação.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Gestão de Recursos Humanos? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!