13 de maio de 2021

O que se estuda em Serviço Social?

Como você já viu em uma de nossos postagens anteriores aqui do blog EAD Premium Unifacvest, o curso de Serviço Social tem como objetivo formar profissionais amplamente capacitados para atuarem de forma interventiva, utilizando instrumentos e métodos multidisciplinares das Ciências Sociais, de modo a contribuir para uma melhor realização de análises e proposta de adequações no que diz respeito a questões sociais de comunidades que necessitem.

Resumindo, nessa importantíssima graduação são formados os Assistentes Sociais, possuem a fundamental missão de promover o desenvolvimento, a mudança e a coesão social para amenizar toda e qualquer tipo de desigualdade que venha a se fazer presente na sociedade. Ou seja, um trabalho que faz diferença imensa na vida de milhões de pessoas.

Mas até que o diploma seja conquistado, aqueles que ainda estão na dúvida se realmente querem matricular-se no curso perguntam: o que se estuda em Serviço Social? E é exatamente com o intuito de responder esse questionamento que essa postagem é dedicada.

Quanto tempo dura o curso de Serviço Social EAD?

O bacharelado em Serviço Social, que muitos também chamam de faculdade de Assistente Social, é um curso que, a cada ano que passa, tem conquistado um número muito elevado de alunos matriculados, em busca não somente do diploma, mas também de alcançar a meta de poder ajudar o próximo, combater as desigualdades e buscar soluções para melhorar as condições de vida daqueles que mais precisam.

O profissional formado terá uma ampla área de atuação, seja em instituições públicas ou privadas, uma vez que seu conhecimento, ainda mais nos dias de hoje, é muito requisitado para planejar, gerir e executar programas ou projetos sociais, desenvolvidos para públicos-alvo que podem ser compostos por crianças, adolescentes, idosos, mulheres, índios, negros ou qualquer outro grupo que apresente necessidade para tal.

Então, se um dos critérios para você escolher matricular-se em uma graduação de Serviço Social a distância for a facilidade de ingressar no mercado de trabalho, fique tranquilo, pois trata-se de uma área muito aquecida, onde um número muito alto de profissionais, entre eles os recém-formados, conquistam ótimas oportunidades com certa facilidade. Isso se explica pelo fato do leque de possibilidades ser muito amplo, podendo ser encontradas vagas em ramos educacionais, empresariais, habitacionais, sócio-jurídicos, e claro, no terceiro setor, onde talvez esteja concentrado a maior porcentagem dos empregos. Isso sem contar instituições públicas, como secretarias estaduais e municipais, entre outros órgãos, nos quais é preciso ser aprovado em concurso.

Bom, respondendo a pergunta que dá título ao tópico, a faculdade de Serviço Social EAD tem duração mínima de quatro anos, ou 48 meses, que são divididos num total de oito semestres. Portanto fique sempre atento, pois se alguma instituição vier a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo, ou seja, com uma carga horária inferior a 3 mil horas/aula, você não apenas deve desconfiar e como também em hipótese alguma aceitar, pois esse é um descumprimento gravíssimo às normas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), que pode te causar problemas, uma vez que nesse caso, o documento não terá validade.

graduação serviço social ead

Qual a grade curricular do curso?

Agora que você já sabe quanto tempo precisará dedicar até efetivamente tornar-se um Assistente Social, chegou a hora de saber o que irá estudar ao longo desses pelo menos quatro anos. A partir de agora contaremos, semestre por semestre, quais são as disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Serviço Social EAD.

1º Semestre:

• Educação e Movimentos Populares
  • Políticas Públicas da Educação Especial
  • Desigualdades Sociais no Brasil

Como você pôde ver, trata-se de uma série de assuntos que são indispensáveis para um bom entendimento do que é a profissão de Assistente Social, que colaborarão para que seja criado em você o perfil específico que o mercado de trabalho nessa área busca, no qual aprenderá, entre outras coisas, a ter capacidade de analisar a realidade social e pensar em soluções para os problemas existentes no meio em que vive.

Além de todas essas disciplinas acima listadas, no bacharelado do EAD Premium Unifacvest haverá ainda a necessidade de realizar Atividades Complementares (que já poderão ser realizadas a partir do 1º semestre) e Atividades Integradoras (no 2º, 4º e 6º semestres); passar por Estágio Curricular Supervisionado (no 5º, 6º, 7º e 8º semestres); e por fim, mas não menos importante, produzir e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados ao curso? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais sobre o que se estuda alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest: