BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
11 de junho de 2021

Mercado de trabalho para formado em Marketing

Hoje vamos te contar tudo sobre o mercado de trabalho para formado em marketing. Você vai saber quanto ganha um formado em marketing, quais são as áreas de atuação para um formado em marketing e se existe concurso público para formado em marketing.

Quanto ganha um formado em marketing

A remuneração de um profissional formado em marketing, em um curso de tecnologia, dependerá do porte da empresa em que ele atuar:

  • Em uma organização de grande porte, um Trainee tem salário mensal de R$ 3.301,94; um Pleno de R$ 4.252,43 e um Sênior de R$ 5.315,54.
  • Em uma empresa de porte médio, um Trainee tem vencimento mensal de R$ 2.616,88; um Pleno de R$ 3.271,10 e um Sênior de R$ 4.088,88.
  • Em uma instituição de pequeno porte, um Trainee tem remuneração mensal de R$ 2.012,98; um Pleno de R$ 2.516,23 e um Sênior de R$ 3.145,29.

Áreas de atuação para um formado em marketing

O profissional formado em um curso de tecnologia marketing pode atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Dentre as principais, podemos destacar o Marketing Estratégico, que trata de atividades realizadas antes da produção do produto. Neste caso o profissional realiza um estudo de mercado e concepção do produto.

Outra área interessante é a de Marketing Operacional, onde o profissional formado em marketing poderá atuar em um trabalho posterior à produção do produto, tanto na elaboração de campanhas como também nas estratégias de venda.

A terceira opção é o Marketing Digital, que é um dos mercados mais promissores, onde o profissional usa internet e as mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente. Essa é uma opção interessante para ser combinada com o Marketing de Relacionamento, que nada mais é do que a relação entre a empresa, seus clientes, fornecedores e parceiros. Aqui o profissional é responsável pela criação e manutenção de dos canais de comunicação e pós-venda.

Por outro lado, temos o Endomarketing que são ações realizadas dentro das empresas para melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores. Já o Marketing Esportivo trata do patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos. E o Marketing Político faz a adequação da imagem de um político ou candidato junto aos eleitores, tanto no período antes das eleições como durante o mandato.

O Marketing Social é uma boa opção para quem deseja atuar na promoção de uma causa, conceito ou comportamento social para conscientizar e educar a população. Já no Marketing Cultural o profissional faz a  associação das marcas, produtos e empresas a projetos culturais através de apoios e patrocínios.

Por fim, no Neuromarketing, o profissional estuda as reações cerebrais dos consumidores quando expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos. E no Marketing Antropológico o profissional investiga o comportamento das pessoas ao fazerem suas escolhas de compra por meio da observação no momento em que escolhem ou usam os produtos.

Existe concurso público para formado em marketing?

Existe oferta de vagas em concurso público para o profissional tecnólogo em marketing. Atualmente, as oportunidades estão presentes em grandes companhias estatais, como por exemplo a Petrobrás. No entanto, é sempre bom ficar atento pois as nomenclaturas para os cargos podem variar, mas o requisito para participação é um só: possuir o diploma de curso de tecnologia em marketing, desde que cursado em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Podemos citar como exemplo um concurso para ingresso na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No edital constava como requisito possuir Curso superior de Tecnologia em Marketing ou de Administração com habilitação/ênfase em Marketing ou de Administração ou de Gestão de Marketing, reconhecido pelo MEC, acrescido de Registro Profissional no Conselho competente; ou Curso superior de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda ou de Publicidade e Propaganda, reconhecido pelo MEC, acrescido de Registro na Delegacia do Trabalho.

já a descrição sumárias das atividades era a seguinte:

  • planejar, organizar, controlar e liderar estrategicamente as ações do composto de marketing (decisões de produto, preço, praça, promoção, mídias digitais, serviços, processos e pessoas);
  • estudar e analisar o mercado e suas tendências;
  • desenvolver ações de marketing de relacionamento com os stakeholders, endomarketing e métricas de marketing;
  • desenvolver estratégias de Inbound e outbound marketing;
  • desenvolver projetos inovadores em comunicação;
  • planejar as ações de comunicação integrada e a gestão de branding, além de monitorar e auditar as ações de marketing e comunicação, visando à prospecção, conquista e manutenção da marca, dos clientes e parceiros;
  • propor e acompanhar indicadores de avaliação dos objetivos e mensuração dos resultados;
  • assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • utilizar recursos de informática; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Na época, os candidatos foram avaliados com prova objetiva contendo 10 questões de Língua Portuguesa; 10 de Legislação e 30 de Conhecimentos Específicos. Posteriormente também foi realizada também uma prova de redação.

Já sobre os conteúdos cobrados na parte de conhecimentos específicos, esse edital da UFRN que era do ano de 2018 especificava:

  • Introdução ao Marketing.
  • Pesquisa de mercado.
  • Públicos da organização.
  • Classificação de Produtos e Serviços.
  • Ciclo de Vida do Produto.
  • Gestão de Marcas.
  • Embalagem e Rótulo.
  • Comunicação Organizacional.
  • Comunicação Institucional.
  • Comunicação mercadológica.

Tecnologia em Marketing EAD

É importante destacar que diferente de um curso de graduação, um curso de tecnólogo em marketing possibilitará diversos conhecimentos e habilidades para que você possa exercer mais rapidamente a profissão. Por isso, o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer o seu curso de Tecnologia em Marketing EAD e obter seu diploma para atuar na área de comunicação, seja na iniciativa privada ou em órgãos públicos.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de marketing ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!