Hoje vamos te contar tudo sobre o que faz um profissional formado em Marketing, você vai saber se é preciso ter curso superior para atuar como profissional de Marketing, quanto tempo dura o curso e muito mais!
Começamos adiantando para você que sim, é preciso ter curso superior para trabalhar na área de Marketing. E, existem duas opções de curso de nível superior na área:
Table of Contents
ToggleNeste texto vamos falar sobre o curso de tecnologia, pois acreditamos que ele é a melhor opção para você ingressar o quanto antes no mercado de trabalho, iniciando uma carreira de sucesso na área de marketing.]
Assim sendo, a carga horária total do curso de tecnologia em marketing é de 1.810 (um mil e oitocentas e dez) horas distribuídas em 2 (dois) anos letivos. Nos primeiros 2 (dois) semestres os alunos tem contato com as disciplinas que envolvem Filosofia das Ciências Sociais, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Fundamentos da Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Comunicação Empresarial, Libras, Introdução à Administração, Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento, Gestão de Marketing,
Por outro lado, nos 2 (dois) semestres finais, os alunos terão contato com as matérias de Fundamentos de Marketing, Educação Ambiental e Cidadania, Estratégia de Marketing, Gestão de Operações e Logística, Análise de Mercado, Gestão de Produtos e Serviços, Tópicos Especiais em Marketing, Marketing Digital, Sistema de Informação em Marketing, Gestão de Projetos, Marketing e Serviços, e Comunicação Integrada.
E ainda, além da grade curricular detalhada acima, os alunos deverão cursar disciplinas de Atividades Integradoras ao longo dos dois anos, para refletir sobre as matérias estudadas e como as mesmas interagem seus conteúdos entre si. E, por fim, apresentar 100 (cem) horas de Atividades Complementares que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade. Fique sabendo que essas atividades complementares podem ser contabilizadas a partir da participação em semanas acadêmicas; congressos; seminários; palestras; conferências; atividades culturais; integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional; atividades de iniciação científica e monitoria. Existem ainda algumas instituições que aceitam até mesmo as horas de serviços prestados como mesário em eleições municipais, estaduais ou federais.
Se você fica se questionando sobre o que faz um profissional formado em marketing, vamos finalmente esclarecer as suas dúvidas. O profissional da área de marketing é o responsável pela criação de estratégias para o aumento as vendas de um determinado produto ou serviço. E para atingir esse objetivo, é preciso que esse profissional de marketing conheça algumas áreas chave, como por exemplo a de análise de dados, as práticas de marketing digital, como funciona o comportamento do consumidor, os conceitos básicos de publicidade e de vendas.
Dessa maneira, podemos afirmar que o profissional formado em marketing é essencial para diversos tipos de negócio e por isso existem muitas oportunidades abertas no mercado de trabalho. Algumas das áreas de atuação que podemos destacar são o marketing político; o marketing digital; o marketing esportivo; o marketing cultural; o marketing de relacionamento; o neuromarketing; e o inbound marketing.
Agora, que você já sabe o que faz um profissional formado em marketing e, sabe também, quais são as principais possibilidades de atuação, vamos detalhar a seguir algumas informações sobre o perfil para seguir nesta carreira. Afinal, toda organização necessita vender uma ideia, serviço ou produto e para isso, precisa do trabalho e das estratégias de um bom profissional de marketing.
Em primeiro lugar, um ponto essencial para quem deseja seguir carreira na área de marketing é estar sempre atento, acompanhar as notícias e os acontecimentos tanto no Brasil como no mundo inteiro.
Assim sendo, entre as principais características do perfil do profissional formado em marketing, podemos citar a boa capacidade de observação, facilidade no trato com as pessoas, a boa comunicação, o empreendedorismo, as ótimas habilidade de negociação, o espírito inovador, a criatividade e o pensamento estratégico.
Pelo fato das constantes mudanças no comportamento dos clientes ao longo dos últimos anos, as empresas precisam estar sempre atentas, se adequando às novas exigências, preocupando-se não só com preço e agilidade na entrega do produto ou na prestação do serviço, mas também em manter um excelente relacionamento de marca com seus consumidores.
Uma área interessante para um profissional formado em marketing atuar é com a formulação de pesquisas de mercado, com o intuito de entender o perfil do consumidor, para depois poder traçar estratégias de comunicação e venda altamente eficazes. Nas empresas de grande porte é muito comum a elaboração de projetos de fortalecimento da marca realizados a médio e longo prazos. Por outro lado nas organizações de pequeno porte de e de médio porte, é mais comum existirem ações de eficiência imediata no dia a dia.
Como já mencionamos, é importante destacar que diferente de um curso de graduação, um curso de tecnólogo possibilitará diversos conhecimentos e habilidades para que você possa exercer mais rapidamente a profissão. Por isso, o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer o seu curso de Tecnologia em Marketing EAD e obter seu diploma para atuar na área de comunicação.
Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!
Sobre o curso de marketing ead leia também:
Saiba mais sobre nossos outros cursos ead: